ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Sem lareira? Decoração também deixa casa mais quente no frio

Você não precisa investir muito para deixar a casa quentinha e mais aconchegante para a chegada do inverno

Thailla Torres | 24/05/2020 08:57
Uso de mantas e almofadas é uma sugestão para deixar a casa mais aquecida.
Uso de mantas e almofadas é uma sugestão para deixar a casa mais aquecida.

Mesmo que falte quase um mês para a chegada do inverno, o clima com temperaturas baixas que deu as caras neste fim de semana é convidativo para ficar em casa e relaxar. Portanto, ter um lar mais confortável é sempre uma boa pedida, e ninguém precisa ter uma lareira caríssima para deixar a casa quentinha. Algumas dicas de decoração podem transformar a estética e o clima dos ambientes.

Desde o começo da quarentena, muita gente tem olhado a casa de outra forma, notando a importância de mudanças simples, para o conforto visual e aquele sentimento de pertencimento à uma casa com paz e boas energias. Foi pensando nisso, que a arquiteta Adrielly Santos, sócia do engenheiro André Donatoni no escritório A Dois Arquitetura, resolveu dar umas dicas para tornar a casa mais aconchegante, sem gastar muito.

“Esse inverno vai ser diferente. Em outros tempos, as pessoas passavam a maior parte do do dia fora de casa, e quando chegavam, se recolhiam nas áreas íntimas. As áreas sociais eram pouco usadas nessa estação, por isso, não se pensava em um “preparo” especial da casa para o frio”, comenta a arquiteta.

Que tal o uso do crochê?
Que tal o uso do crochê?

Mas uma casa mais aconchegante, acolhedora, que facilite a realização de tarefas cotidianas e que faça o morador se sentir bem, pode tornar os dias de inverno e isolamento menos difíceis. “A arquitetura pode auxiliar com escolhas no tipo de iluminação, cores, texturas e materiais, que podem trazer sensações diferentes para a nossa rotina”, explica.

Em país quente como o Brasil, é natural que as construções sejam pensadas e adaptadas às altas temperaturas, mas pequenos detalhes podem fazer a diferença, como o uso de tapetes. “Eles já são queridinhos da decoração de ambientes e são utilizadas nas áreas de descanso da casa para proteger os pés do piso frio. No inverno, a dica é espalhar tapetes por todos os ambientes, de preferência os mais felpudos”.

Outra dica simples, e que pode ser colocada em prática com o que há em casa, é o uso das mantas. “São ótimos elementos. Elas são versáteis, combinam com qualquer estilo e podem ser usadas em vários ambientes da casa, camas, sofás, poltronas e até varanda. Uma ótima sugestão, são as mantas feitas artesanalmente de tricô e crochê. Já  as fibras naturais como algodão, linho, lã e seda por exemplo, são absorventes, ou seja, trazem conforto, absorvem a umidade e retêm o calor”.

Investir em cores quentes e iluminação também faz a diferença.
Investir em cores quentes e iluminação também faz a diferença.

Muda uma cor da parede? Ótima opção. Mas se não quiser ter trabalho com a pintura, basta abusar das cores quentes nos itens de decoração, como almofadas, tapetes, mantas, ou até mesmo instalação de papeis e painéis de paredes. “As cores trazem sensações diferentes para o ambiente, então pode apostar no marsala, tons de marrons, amarelo queimado”, detalha.

As cortinas também entram nesse conjunto de transformações. “Cortinas que nos dias quentes passam a maior parte do tempo abertas, no frio elas tendem a ficar mais fechadas, então invista em tecidos mais grossos e com mais camadas, elas ajudam a reter o frio e deixar a casa mais aquecida”.

Não menos importante, Adrielly sugere um olhar especial para a iluminação. “Assim como as cores, a iluminação traz sensações diferentes pra nossa casa. O aconchego proporcionado por lâmpada de luz âmbar - as mais amareladas, ajudam a manter a sensação de calor, você pode utilizar luminárias e abajures, em vários cantos da casa. E não deixando esquecer dos cuidados que devemos ter nesse período que estamos passando, podemos acrescentar no hall de entrada da casa, penduradores, mancebos (as famosas araras) e cestos para deixamos os sapatos e roupas que tiramos quando chegamos da rua”.

Por último, a arquiteta recomenda usar e abusar de objetos decorativos, plantas secas, quadros, velas perfumadas, que acrescentam charme e deixam casa cheia de vida. “Nossa casa é nosso canto no mundo. Tratá-la com carinho, faz com que você se reconecte com ela, adquira novos hábitos e anime sua rotina”, finaliza.

Tem um projeto de arquitetura interessante? Compartilha com a gente pelo Facebook ou Instagram do Lado B. Você também pode sugerir pautas e curiosidades sobre arquitetura pelo nosso e-mail: ladob@news.com.br ou através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Mesmo que a casa tenha cores neutras, o uso de texturas de diferentes podem trazer sensação de aconchego.
Mesmo que a casa tenha cores neutras, o uso de texturas de diferentes podem trazer sensação de aconchego.


Nos siga no Google Notícias