ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Tendência em residenciais, piso fulget tem até “fila de espera”

Em projetos modernos, o uso do piso fulget é cada vez mais comum, e ele pode ser trabalhado em diversos estilos

Thailla Torres | 06/11/2020 06:58
Diferentes tons de piso fulget, que mistura cimento e pedras. 
Diferentes tons de piso fulget, que mistura cimento e pedras.

Se você ligar numa loja de pisos e revestimentos de Campo Grande e pedir indicação de mão de obra para piso fulget (se pronuncia "fulgê") certamente você vai ouvir o nome do seu João Souza de Deus. Ele é um dos poucos que se dedica a fazer esse tipo de revestimento na Capital e afirma que nos últimos viu o piso bombar por aqui.

João não é arquiteto, mas trabalha com a instalação dos pisos há 30 anos em Campo Grande, e diz que os pedidos aumentaram depois do crescimento de residenciais e casas mais contemporâneas.

Muita gente quer instalar em volta das piscinas e também nas fachadas. O fulget dá uma cara mais moderna”.

O que também faz a fama do fulget é ele ser piso antiderrapante, que não esquenta no sol e é perfeito para áreas externas, devido à sua composição de pedras naturais e cimento.

Piso fulget em escadarias da fachada. 
Piso fulget em escadarias da fachada.
Piso fulget na cor preta. 
Piso fulget na cor preta.

Mas o piso tem suas variedades, o que aumentou ainda mais a procura. “Eu trabalho com as cores branco, cinza, preto e palha. Hoje percebo que muita gente mistura a palha e cinza nas calçadas e escadas”, diz João de Deus.

O preço por metro quadrado varia, mas dentre os 13 fornecedores que João de Deus conhece, a média é de R$ 65,00 o metro.

Hoje, João diz que já chegou a ter 50 propostas em mãos. “Mas as pessoas ligam depois de meses depois que a reforma da casa ficou pronta só pra eu finalizar com o fulget. É o mais comum. Mas há um procura muito grande. Atualmente só posso pegar um novo serviço daqui 60 dias, antes disso estou comprometido”.

O piso, também conhecido como granito lavado ou cimentício, é bastante utilizado áreas externas e internas, desde casas ou prédios residenciais até estabelecimentos comerciais. Ele é composto, basicamente, de cimento e cal, além de granulado de pedras naturais e aditivos, o que o torna único no visual de cada peça.

Seu aspecto é áspero e antiderrapante, sendo uma boa opção para áreas molhadas, como em volta de piscinas.

Fulget também utilizado em varandas cobertas.
Fulget também utilizado em varandas cobertas.
Que tal numa sala coberta?
Que tal numa sala coberta?

Segundo sites de arquitetura, o revestimento chegou ao Brasil há 50 anos, trazido por imigrantes italianos.  Você pode aplicar em áreas externas, mas pelos traços modernos e diferentes, ele também fica bacana em varandas ou lavabos. Além disso, você encontra no mercado dois tipos de piso fulget: tradicional e natural.

As principais diferenças estão em sua composição. Tem o tradicional conhecido como cimentício, que é uma mistura de cimento com quantidades menores de pedras, e é de fácil manutenção.

E tem também o natural, composto por cimento e cal com pedaços de granito, arenitos, quartzos e resinas de acrílico. Como a resina é menos rígida, não há risco de rachaduras, mas precisa ser lavado com ácido após aplicado.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias