ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Zootecnista compra vaca mais famosa do mundo e coloca em cobertura na Dom Aquino

Escultura integrou a mostra internacional CowParade e atrai olhares curiosos dos que passam pelo Centro

Thaís Pimenta | 27/12/2017 08:18
A escultura é facilmente confundida por uma vaca de verdade. (Foto: Marcos Ermínio)
A escultura é facilmente confundida por uma vaca de verdade. (Foto: Marcos Ermínio)

Se você olhar para cima, na linha do horizonte, descendo a rua Dom Aquino, no sentido Centro da cidade, consegue avistar já do Belmar Fidalgo uma vaca pastando no alto de um prédio de esquina com a José Antônio. A instigante cena despertou a curiosidade da equipe do Lado B.

Olhando rapidamente dá pra pensar que o animal está vivo lá no alto, mas na verdade trata-se da vaca mais famosa do mundo, uma estátua arrematada em um leilão em São Paulo, na mostra CowParade, pelo zootecnista e empresário Frederico Moreno.

O tamanho é idêntico ao do animal. Produzidas em fibra de vidro, as obras de arte representam temas e países diferentes. A de Frederico foi pintada como homenagem à Lisboa, e é toda em azulejos portugueses. "Escolhi ela por combinar mais com a decoração da cobertura", comenta ele. 

O empresário preferiu não abrir a casa para a reportagem, mas conta que gosta muito de objetos com a temática bovina e sempre quis adquirir a sua peça exclusiva. O sonho foi realizado em junho deste ano, no leilão em São Paulo. O preço pago não foi revelado.

A escultura foi decorada por Mario Brito...
A escultura foi decorada por Mario Brito...
e está agora no Centro de Campo Grande. (Fotos: CowParade/Divulgação)
e está agora no Centro de Campo Grande. (Fotos: CowParade/Divulgação)

A obra de Frederico foi pintada pelo artista plástico de Lisboa Mario Brito e chama-se "Fragmentos". Pesa 60kg e mede 234 x 80 x 154 cm de altura aproximadamente.

"Ela veio em uma transportadora como qualquer outro objeto normal", conta o zootecnista. Chegando no prédio, o trabalho de alcançar a cobertura foi árduo, pelas escadas, com ajuda de outros quatro amigos.

A CowParade é uma exposição de arte internacional, uma intervenção urbana apresentada nas principais cidades do mundo. As esculturas das vacas são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metro, avenidas importantes, e parques. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade.

A "Fragmentos" estava exposta em São Paulo, no CEU (Centro Educacional Unificado) Curuçá - Itaim Paulista, localizado na avenida Marechal Tito.

Existem vários modelos de esculturas, mas os três mais comuns da vaca foram criadas por Pascal Knapp, um escultor suíço que foi contratado para criar as vacas especificamente da série de eventos CowParade.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Um close na escultura. (Foto: Marcos Ermínio)
Um close na escultura. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias