ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Depois de Casa Cor, Campo Grande terá mostra "Morar Mais por Menos" este ano

Ângela Kempfer | 31/01/2012 17:53
Cozinha com lustres feitos com fuxicos. (Foto: Divulgação)
Cozinha com lustres feitos com fuxicos. (Foto: Divulgação)

“O chique que cabe no bolso” é o que traduz a idéia de uma das principais feiras de arquitetura hoje no País, a “Morar Mais por Menos”.

Depois da Casa Cor MS, Campo Grande passa a integrar o roteiro de mais uma exposição de arquitetura e paisagismo. Só que esta apresenta formas mais baratas de viver com conforto e estilo.

O desafio para arquitetos, designers e paisagistas é elaborar ambientes sofisticados a custo acessível.

Em novembro do ano passado, a DNZ Participações e Negócios foi licenciada para organizar o evento em Mato Grosso do Sul e até a segunda quinzena de fevereiro pretende encontrar o imóvel para montar a exposição.

“Estamos visitando imóveis residenciais e comerciais fechados, para encontrar o espaço ideal, com acessibilidade e boa localização”, diz a organizadora Jucelma Rocha.

Latinhas viram jardim vertical.
Latinhas viram jardim vertical.

Outras sete cidades brasileiras já recebem a mostra que existe desde 2004: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro e Salvador .

“Em Cuiabá, por exemplo, serão 45 ambientes e também é o primeiro ano de realização lá”, comenta Jucelma sobre a dimensão da mostra.

Além da sofisticação com economia, são trabalhados conceitos como brasilidade e sustentabilidade, com ambientes compostos por materiais que representem respeito ao meio ambiente e melhor aproveitamento de recursos naturais. Alguns, por exemplo, possuem sistema de coleta de água da chuva.

Estrangeirismos normalmente usados por decoradores, como lounge, living, loft, closet e home theater são substituídos no evento por termos nacionais como sala da família, quarto de vestir e sala de estar.

Desde 2008, os expositores também foram convocados a utilizar nos projetos produtos criados por ONGs e cooperativas de artesãos.

A Morar Mais por Menos também é pioneira nas liquidações do que é exposto na mostra, com 50% de desconto durante a exposição.

A proposta é realizar a mostra no segundo semestre deste ano.

A principal parceira nacional é a rede Tok&Stok, que ainda não tem loja em Campo Grande, e os patrocinadores são Lorenzetti , da Caixa Econômica e do Governo federal.

Madeira barata e criatividade.
Madeira barata e criatividade.
Nos siga no Google Notícias