ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Prefeito lembra da infância ao lançar revitalização da Vila dos Ferroviários

Wendell Reis | 18/05/2012 11:24
Dois mil litros de tinta deram nova aparência a fachada de 56 casas (Foto: Minamar Junior)
Dois mil litros de tinta deram nova aparência a fachada de 56 casas (Foto: Minamar Junior)
Trad lembrou da infância, quando recebia parentes que chegava ou viajava para o interior (Foto: Minamar Junior)
Trad lembrou da infância, quando recebia parentes que chegava ou viajava para o interior (Foto: Minamar Junior)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), entregou na manhã desta sexta-feira (18) a revitalização de 56 casas na Vila dos Ferroviários. Ao entregar a reforma, o prefeito comentou que a região faz parte de suas andanças durante a infância, quando vinha receber algum parente que chegava ou viajava para os municípios de Corumbá e Aquidauana.

Durante cerimônia de entrega das casas, o prefeito falou da importância da região, responsável pelo início do desenvolvimento da Capital e do Estado. Ele elogiou a parceria entre a iniciativa pública e privada que permitiu a revitalização. Trad contou que pensa em novos projetos para que a área possa ser contemplada por quem visita a Capital.

Para a revitalização, foram gastos dois mil litros de tintas de seis cores diferentes, indicadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pensando na preservação das casas, tombadas como patrimônio histórico.

A obra foi realizada em parceria com a empresa Coral Tintas, por meio do projeto “Tudo de Cor para Você”. A empresa doou a tinta e a Prefeitura indicou oito trabalhadores, que também foram auxiliados por oito menores aprendizes, que aproveitaram a oportunidade para se qualificar. Esta já é a segunda parceria entre a empresa e a prefeitura. A primeira parceria foi para a pintura da Santa Casa.

O morador Ireno Albino de Moraes lembra que a maioria dos moradores moram nas residências desde o tempo em que a ferrovia estava a todo vapor, com 750 homens trabalhando. Ele destaca a importância da inovação e diz que é preciso preservar, mas mostrar, evitando que fique esquecido. “Hoje está nascendo um novo tempo. Uma nova era. Não pode ser antigo, pacato, parado. Tem que nascer de novo. O que é bom é para ser mostrado”.

O superintendente do Iphan, André Rachid, avaliou que o dia é de reconhecimento da importância do local. Ele considerou a revitalização uma vitória e anunciou projetos futuros, por meio do PAC das Cidades Históricas.

Nos siga no Google Notícias