ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Prefeitura tomba sede do Rádio Clube como patrimônio histórico

Nadyenka Castro | 16/08/2012 18:56
Sede do Rádio Clube cidade é tombada como patrimônio histórico e cultural. (Foto: Ângela Kempfer)
Sede do Rádio Clube cidade é tombada como patrimônio histórico e cultural. (Foto: Ângela Kempfer)

A sede do Rádio Clube, localizada na rua Padre João Crippa, em Campo Grande, já é patrimônio histórico e cultural da Capital de Mato Grosso do Sul.

O decreto sobre o tombamento do imóvel foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do município, é assinado pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e tem aprovação do Conselho Municipal de Cultura.

Conforme o decreto, é patrimônio histórico e cultural o salão de festas do Rádio Clube. Diante disso, fica proibido “demolir ou alterar a volumetria e as fachadas construídas em 1943 com inspiração no estilo missões”.

Apesar das proibições, as dependências internas podem ser reformadas “desde que não danifiquem o telhado e as fachadas”.

O tombamento do salão de festas do Rádio Clube também interfere na área entorno. A altura admitida para os imóveis está limitada a média da altura dos edifícios atuais.

Além disso, os recuos frontais das edificações localizadas no “trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco com frente voltada para a Rua Padre João Crippa devem alinhar-se ao recuo do prédio tombado” e qualquer obra neles deve ser precedida de solicitação ou projeto encaminhado à Prefeitura.

A análise do projeto será feita pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), mediante parecer do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

O Clube - A direção do Rádio Clube cogita vender a sede na área central de Campo Grande o clube tem uma dívida de R$ 14 milhões com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e outra no valor de quase R$ 3 milhões referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Caso os associados decidam pela venda, o clube ficará com a área localizada na avenida Interlagos – onde há piscinas, salão de festas, quadras de esportes, lagos, ginásio de esportes, lago – entre outros espaços. A ideia, com a venda, é fazer do Rádio o maior clube social da região Centro-Oeste.

Tradição - O Rádio Clube também tem tradição no esporte, com a revelação de talentos da natação, por exemplo. Bailes de carnaval, festas de réveillon e outras festas da sociedade também integram o ‘currículo’ do Rádio.

O clube nasceu em 1924, da união entre aficionados pelo rádio, que era uma novidade da época. O Rádio Clube completará 88 anos no dia 27 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias