ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Aos 15 anos, Maria lança livro na pandemia e distribui para os amigos

Lançamento contou com tarde autógrafos solitárias, mas ele decidiu entregar livro na caixa de correspondência dos amigos e família

Thailla Torres | 01/08/2020 08:33

Maria durante autógrafos na sala da própria casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria durante autógrafos na sala da própria casa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Eduarda Guimarães Damiani, de 15 anos, queria ter feito uma tarde de autógrafos com os amigos em um lugar bacana de Campo Grande para o cenário se tornar marcante na carreira como escritora. Mas com a pandemia do novo coronavírus esse sonho não deu certo e ele precisou dar a volta por cima com seu primeiro livro de poesias.

Não pense que a tristeza bateu à porta, Maria tirou de letra a distância e provou que não há barreiras quando se deseja presentear alguém com arte. “Queria ver as pessoas com o meu livro, ia ser algo muito diferente, mas tive que fazer isso sozinha em casa. Então, autografei todos os meus livros, montei pacotinhos e passei a entregar na caixinha de correio de amigos e familiares para que todos pudessem ler”, conta.

A obra “Pensamentos de uma Adolescentes Poeta” ficou pronta durante a pandemia e também foi enviada por correspondência para quem mora longe. Até agora ela já distribuiu mais de 150 unidades.

O livro retrata poesias sobre amizades, relacionamentos amorosos, dúvidas, conflitos típicos da adolescência e aborda até reflexões sobre a morte. Maria Eduarda diz que começou a escrever ainda criança e em todos os cantos da casa encontrava poemas seus escritos em pedaços de papel. Conta que se sentiu influenciada pela obra de Manoel de Barros e teve a intenção de juntar todos os seus escritos e divulgar para a crítica dos amigos. “A poesia pra mim é sentimento, coloco nos relatos situações que vivi” resume explicando ainda que essa forma de lançamento – entregar na casa das pessoas – foi com o objetivo de proporcionar um momento de alegria para os amigos durante a quarentena.

A obra “Pensamentos de uma Adolescentes Poeta” ficou pronta durante a pandemia.
A obra “Pensamentos de uma Adolescentes Poeta” ficou pronta durante a pandemia.

A princípio ela diz que pouco acreditava nessa “história de fazer um livro”. “Tivemos um problema com a gráfica, tinha perdido até a esperança de ver o livro pronto e no final deu tudo certo”.

A ideia de reunir seus poemas em um livro surgiu depois que pediu à mãe para fazer um caderno na gráfica com seus trabalhos. “Era algo simples, só pra mim, não queria perder tudo o que já havia escrito. Eu já escrevi até em guardanapo de restaurante, tinha post-it pela casa inteira”, lembra.

Então, no seu aniversário do ano passado, a mãe diagramou o livro e exibiu o PDF a filha. “Foi uma emoção gigantesca e o livro se tornou uma realidade.”

Maria gosta de lembrar da primeira vez que escreveu uma poesia. “Estava numa aula de português, morava em Dourados, e na sala estávamos estudando poemas e eu escrevi sobre a lua. E foi sempre assim, quando não sei o que fazer eu escrevo. Foi a forma que eu encontrei de me entender na adolescência e de me expressar”.

O livro apresenta uma estética importante para a autora porque é todo composto com fotos de seus artesanatos nos quais também retrata seus sentimentos.

Além de Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul, os livros já foram entregues no Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Rio de Janeiro e Portugal. Maria Eduarda antecipa que já tem material pronto para outro livro.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias