ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Artes

Apesar de espetáculo que resiste há décadas, maioria só vai ao teatro "obrigada"

Anny Malagolini | 22/08/2013 21:53
Dona Esmeraldina e Daniva (Foto: Cleber Gellio)
Dona Esmeraldina e Daniva (Foto: Cleber Gellio)

Na turma do “Raízes do Bolão”, todo mundo tem o sobrenome Santos. O grupo reúne descendentes do mesmo escravo e veio para mostrar em Campo Grande a cultura da comunidade quilombola que saiu do Amapá.

Apesar da riqueza que envolve o projeto Batuques e Tambores, que roda o Brasil graças ao Sesc, a estreia na noite de hoje no teatro do Prosa só ficou lotada porque alunos que fazem cursos no Sesc Horto foram convocados para o espetáculo. "Vim porque o professor disse que depois temos que fazer uma resenha", explicou Sebastiana de Moraes, auxiliar de serviços gerais.

Perdeu quem não foi. A música e as danças, passadas de pais para filhos, mas escondidas no interior do Brasil, são a expressão mais simples e ao mesmo tempo espetacular pela resistência durante décadas.

No Dia do Folclore, tão pouco prestigiado pelas escolas de Campo Grande, por exemplo, o show no Sesc Horto comprovou como a data tem motivos de sobra para ser reverenciada.

Para mostrar o que sabem ao resto do País, a família Santos saiu de casa em julho e só vai retornar em setembro. Uma das dança do “Raízes do Bolão” é o “marbaixo”, de compasso mais lento, sem euforia, só ao som da caixa.

Lembra o esforço dos escravos acorrentados, com passos pesados, cansados, obrigados a levar pedras para grandes construções daquele tempo.

O grupo já está na quinta geração. O caçula tem 18 anos. No total, as festas no antigo quilombo têm 126 participantes, mas para a turnê pelo País, só participam 8, todos do distrito de Curiaú, com uma área de 3.321,89 ha, distante 8 quilômetros da capital Macapa.

Mestre Pedro dos Santos, 52 anos, é um dos líderes (Foto: Cleber Gellio)
Mestre Pedro dos Santos, 52 anos, é um dos líderes (Foto: Cleber Gellio)

Mestre Pedro dos Santos, 52 anos, é um dos líderes, aprendeu a tocar e cantar com o pai, aos 7. “O lugar de onde vem tudo isso é lindo”, explica sobre a origem da arte popular que foi parar no palco.

Davina é a mais velha. As andanças com o grupo foram uma surpresa à senhora de 62 anos, que ainda é agricultora em Curiaú, pelo valor dado ao que para eles é a vida, um extensão do corpo.

Dona Esmeraldina, também dos Santos, tem 57 anos e uma vitalidade de quem viu a mãe viver bem até os 93 e o avô até os 113 anos. Foi dele a herança cultural. Famosa poeta, autora de livros, ela é filha de Francisca Ramos dos Santos, tia Chiquinha, e de Maximiano Machado dos Santos, mestre Bolão, dois personagens da cultura do Amapá.

Estudou só até os 16 anos, mas só terminou Ensino Médio no ano passado. "Voltei a estudar para ter conhecimento e orgulho de mim mesma e também para os meus netos terem orgulho. Só através da educação você vê o mundo lá fora´”, costuma dizer, cheia de sabedoria.

Utilizando tambores típicos e com batuques tocados em tambores cavados em troncos de árvores e pandeirões, o grupo apresenta *São Joaquim, Baturité, Belém, Mestre Eufrásio, Trevelê, Olha a Saia dela Inderê *e *Aiai Aiai oh aiai Aiaiai,* de domínio público, além de *Patavina* , *Lago das Flores *(Joaquim Laurindo) e *Ainde Tu Vai, Rapaz*.

A programação continua amanhã, também no Teatro Prosa, no Horto Florestal, com o grupo Samba de Cacete da Vacaria – do Pará, que sexta vai estar na Capital e dia 24 em Dourados. No sábado, o show é de Samba Raízes de Tocos – da Bahia e no Domingo do Grupo Alabê Ôni – do Rio Grande do Sul. Os ingressos custam R$ 10,00 para quem tem a carteirinha do SESC e R$ 20,00 para os não associados.

Grupo no palco do Teatro Prosa.
Grupo no palco do Teatro Prosa.
Nos siga no Google Notícias