ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Após 50 viagens ao Pantanal, cineasta leva bioma incendiado ao streaming

Filme que mostra Pantanal sul-mato-grossense em chamas vai estrear no Globoplay

Thailla Torres | 05/11/2021 15:13
O filme “Jaguaretê-Avá: Pantanal em Chamas” estreia no dia 12 de novembro. (Foto: Reprodução Youtube)
O filme “Jaguaretê-Avá: Pantanal em Chamas” estreia no dia 12 de novembro. (Foto: Reprodução Youtube)

Em setembro de 2021, o documentarista de natureza Lawrence Wahba completou sua 50ª viagem ao Pantanal. Entre tantas idas à maior planície alagável do planeta, em março de 2020, estava por lá para produzir um documentário sobre o ciclo das águas, quando foi surpreendido pela instauração da pandemia de covid-19 no País. Sem poder deixar de imediato o local, acabou registrando os primeiros focos de fogo, que se tornariam os piores incêndios florestais na história do bioma.

O filme “Jaguaretê-Avá: Pantanal em Chamas”, exclusivo da Globoplay, com produção de Jefferson Pedace, está previsto para estrear no dia 12 de novembro,  data em que é celebrada o Dia do Pantanal.

Segundo o documentarista, o trabalho foi totalmente independente, como nunca havia feito, financiando as viagens do próprio bolso ou com apoio de ONGs e profissionais trabalhando voluntariamente. Mas essa era uma história que precisava ser contada.

Depois das filmagens, a Documenta Pantanal o ajudou a captar recursos com pessoas físicas e empresas para financiar a pós-produção, que conta com imagens feitas por voluntários, veterinários, brigadistas, pescadores, guias e cineastas independentes, totalizando 20 cinegrafistas amadores e profissionais.

"Apesar de ser construído a partir de um mosaico de imagens, um time de profissionais de primeira linha me ajudou a contar essa história, entre eles, o premiado produtor francês Emmanuel Priou, que venceu o Oscar por ‘A marcha dos Pinguins’ e nos prestou consultoria internacional. O documentário traz minha visão de dentro dos incêndios do Pantanal, daquele cenário de guerra. Mas também traz a força da corrente que se formou para ajudar o Pantanal e a contar essa história. O planeta está sendo destruído e não podemos ficar indiferentes a isso ", diz Lawrence.

No processo de produção, o cineasta passou dez semanas – ao longo de quatro expedições às regiões de Miranda, Serra do Amolar, Porto Jofre, Transpantaneira, Parque Nacional do Pantanal e Parque Estadual Encontro das Águas – com brigadistas, veterinários, voluntários e pesquisadores, registrando a luta pela vida e pela recuperação do bioma.

Com mais de 100 horas de material captado (pela equipe do documentarista e por terceiros), a produção consumiu 13 meses de trabalho desde a primeira até a última gravação.

Para chegar à edição final do filme, que tem duração de 1 hora e 14 minutos, o filme levou nove meses de pós-produção.

A trilha sonora assinada por Fabio Cardia conta com 39 músicas criadas para o filme, que abordam 20 diferentes temas. É uma trilha minimalista que utiliza instrumentos étnicos e regionais, como viola caipira, flauta baixo, berimbau e tambores, além de spots misturados com sintetizadores e samplers.

O filme - Além das cenas impactantes da destruição de fauna e flora gerada pelos incêndios, o filme registra a ação de quem estava no combate às chamas atuando no resgate e na recuperação de animais e traz entrevistas com especialistas em questões ambientais.

A narrativa faz uma analogia com o mito indígena do Jaguaretê-Ava, do povo guarani kaiowa, cujo significado é revelado no filme e traz referências a elementos do simbolismo do jaguar (onça-pintada) nas culturas originais das Américas do Sul e Central, considerado um animal sagrado que transita entre dois mundos e tem poderes espirituais.

“Jaguaretê-Avá: Pantanal em Chamas” mostra a resiliência do Pantanal a partir da onça-pintada. Ecologicamente, um bioma tem que estar totalmente equilibrado para sustentar seu predador de topo. Algumas onças, em particular como Amanaci, Ousado e Ague, afetadas pelos incêndios, têm suas histórias retratadas.

O filme pretende sensibilizar os espectadores e ser uma ferramenta de conscientização ambiental, promovendo debates sobre o problema dos incêndios florestais, indo muito além das telas.

Durante as filmagens, o cineasta ajudou a criar a Brigada Alto Pantanal, campanha que sustenta duas brigadas comunitárias e apoia dois centros de atendimento veterinário no Pantanal.

O filme já arrecadou R$ 150 mil em valores de licenciamento e lucros, soma que será repassada ao SOS Pantanal e à Brigada Alto Pantanal para que possam dar continuidade às ações de prevenção e combate ao fogo nas regiões em que atuam.

Aos 52 anos, Lawrence Wahba é documentarista de natureza, apresentador de TV, fotógrafo, mergulhador e autor.
Aos 52 anos, Lawrence Wahba é documentarista de natureza, apresentador de TV, fotógrafo, mergulhador e autor.

Sobre o cineasta - Lawrence Wahba, 52 anos, é documentarista de natureza, apresentador de TV, fotógrafo, mergulhador e autor. Vencedor do Emmy, seus documentários filmados em todos os continentes e todos os oceanos foram exibidos em 160 países, em canais como NatGeo, Smithsonian, Discovery e Arte, entre outros.

Para TV brasileira, já produziu mais de 600 matérias, apresentou programas no GNT, NatGeo e Discovery, além do quadro “Domingão Aventura”, no então programa liderado por Faustão na Rede Globo. Em 2017, lançou seu primeiro longa-metragem documental nos cinemas “Todas as Manhãs do Mundo”.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias