ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Bienal do Pantanal terá Leandro Karnal, Ana Maria Gonçalves e Almir Sater

Campo Grande sedia primeira Bienal do Pantanal com 70 convidados de dez estados

Por Thailla Torres | 09/09/2025 16:20
Bienal do Pantanal terá Leandro Karnal, Ana Maria Gonçalves e Almir Sater
Entre os destaques estão o escritor e historiador Leandro Karnal (Foto: Divulgação)

Campo Grande vai receber em outubro a primeira edição da Bienal do Pantanal – Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul. O evento acontece de 4 a 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com entrada gratuita e uma programação com 70 convidados de dez estados brasileiros, além de autores do Paraguai e da Argentina.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sediará a primeira Bienal do Pantanal, de 4 a 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento, com entrada gratuita, reunirá 70 convidados, incluindo autores nacionais e internacionais, com destaque para Leandro Karnal, Ana Maria Gonçalves e Almir Sater. A programação inclui palestras, debates, oficinas e shows, com homenagem ao poeta Manoel de Barros.Almir Sater abrirá o evento com um show no dia 4. Leandro Karnal e Ana Maria Gonçalves participarão de bate-papos nos dias 5 e 8 de outubro, respectivamente. A Bienal também contará com atividades para estudantes de escolas públicas, concursos literários com premiação total de R$ 24 mil e uma mostra de filmes. A expectativa é de que mais de 3,6 mil alunos participem das atividades programadas.

Entre os destaques estão o escritor e historiador Leandro Karnal, a escritora Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e o músico Almir Sater.

O violeiro campo-grandense sobe ao palco no dia 4 de outubro, às 20h, no show de abertura. No dia seguinte, 5 de outubro, às 19h, é a vez de Leandro Karnal conversar com o público. Já no dia 8 de outubro, também às 19h, Ana Maria Gonçalves participa de um bate-papo sobre literatura e representatividade.

“Mato Grosso do Sul agora se insere no calendário de grandes eventos literários do país, proporcionando ao público o acesso aos principais pensadores da literatura contemporânea do Brasil”, destaca o coordenador da Bienal, Pedro Ortale.

Programação

Durante nove dias, o público terá acesso a palestras, debates, oficinas, seminários, mostra de filmes e shows musicais. A homenagem da primeira edição será ao poeta Manoel de Barros.

Estudantes de escolas públicas também terão espaço especial na programação, entre os dias 6 e 10 de outubro, com atividades de contação de histórias, batalhas de rima e sessões de cinema. A expectativa é de receber mais de 3,6 mil alunos.

A Bienal terá ainda concursos literários, como o Prêmio Tuiuiú, voltado a escritores sul-mato-grossenses, e o Concurso Literário Bienal Pantanal 2025, que distribuirão R$ 24 mil em prêmios.

O evento será de 4 a 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.