ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Brincadeira entre amigos fez banda se chamar “Capivaras Voadoras”

O trio de blues-rock é de Dourados e também revela que o nome é em homenagem às capivaras, símbolo de MS

Alana Portela | 09/07/2020 07:02
Da esquerda para direita: Douglas Woncharte ao lado de Fernando Garcia e de Gabriel João Borges da Silva. (Foto: Punto Aureo Fotografia)
Da esquerda para direita: Douglas Woncharte ao lado de Fernando Garcia e de Gabriel João Borges da Silva. (Foto: Punto Aureo Fotografia)

Uma brincadeira entre amigos fez Fernando Garcia, Gabriel João Borges da Silva e Douglas Woncharte escolherem o nome “Capivaras Voadoras” para sua nova banda de blues-rock. O grupo musical é de Dourados e surgiu em 2019, como “Fernando Garcia Trio”. Contudo, somente neste ano foi batizado de capivara, em homenagem ao animal queridinho dos sul-mato-grossenses.

“O nome veio de uma brincadeira que eu fazia com amigos de uma antiga banda, a Insanna, que tive em Três Lagoas. Sempre dizia que meu próximo grupo se chamaria Capivaras Voadoras, e todo mundo ria. Quando falamos disso no trio, todo mundo gostou e decidimos oficializar”, conta Fernando.

O músico é vocalista e guitarrista do trio e relata que em Três Lagoas, cidade onde morava antes de se mudar para Dourados, é comum ver os roedores. “As capivaras, literalmente, andam pelas ruas próximas à Lagoa Maior. Já se acostumaram com os humanos. A ideia do nome é porque pra gente, elas são muito sul-mato-grossenses, assim como nós”, explica.

Fernando cantando a música "Humanos". (Foto: Punto Aureo Fotografia)
Fernando cantando a música "Humanos". (Foto: Punto Aureo Fotografia)

Fernando tem contato com a música desde os 9 anos de idade, quando aprendeu a tocar violão e até já participou de outros grupos musicais. No entanto, há algum tempo, vinha pensando em montar a própria banda para movimentar o cenário cultural do Estado, com lançamentos de músicas autorais.

“A ideia é justamente essa, compor e tocar nossas músicas. E junto a isso, tocar canções de bandas que são referência para gente, e que ajudam a moldar nosso som”, destaca. “O grupo começou quando chamei o Douglas e o João para montar um trio de blues-rock comigo”, lembra.

Douglas é o baixista do trio e atua como músico desde 2006. Chegou a participar de várias bandas e é conhecido no cenário artístico de Dourados, por conta das apresentações. Já João Gabriel é baterista, percussionista e iniciou a carreira musical com apenas 8 anos de idade. Também integrou outros grupos e até tocou em festivais de músicas.

João Gabriel tocando bateria. (Foto: Punto Aureo Fotografia)
João Gabriel tocando bateria. (Foto: Punto Aureo Fotografia)

“Nos conhecemos de caminhos diferentes. Com o Douglas, tive anteriormente na banda chamada Vira-latas. O João veio por causa da proximidade com uma grande amiga, a Raíssa da SoulRa. No início da carreira dela, toquei em sua banda como guitarrista e ajudei a arranjar algumas músicas. Foi no grupo que o conheci. Ele toca com ela e, agora, é parte da Capivaras também”, diz Fernando.

Neste mês, a Capivaras Voadoras lançou o seu primeiro single “Humanos”, gravada no início do ano em Naviraí, no estúdio Multi Acordes, do Silvio. “A mixagem e masterização foram feitas pelo produtor musical de Três Lagoas, Helinho Castelhano, que é amigo de longa data e hoje trabalha em São Paulo. Ele quem deu o toque final”, conta o vocalista.

A canção busca retratar toda a contradição humana. “Um ser que é, ao mesmo tempo, capaz de ser tão espetacular e miserável, especial e comum, tão sagrado e profano. Tudo ao mesmo tempo”.

O baixista Douglas tocando o instrumento. (Foto: Punto Aureo Fotografia)
O baixista Douglas tocando o instrumento. (Foto: Punto Aureo Fotografia)

A banda também aproveitou o single para fazer o videoclipe de “Humanos”. A produção contou com o apoio da empresa Punto Aureo Fotografia. “Eles conseguiram captar a essência da música, cores e movimentos. Tudo se encaixou bem no que gostaríamos de passar com o som”, completa.

O resultado prova para a banda que tudo valeu a pena. “A gente ficou muito satisfeito e sabemos que tudo isso é porque fizemos com amor, de forma leve e divertida. Trabalhamos sempre com amigos por perto”, conclui Fernando.

Conhece algum lançamento musical de Mato Grosso do Sul? Mande de sugestão para o Lado B no Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou Whats (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias