ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Calor e jeitinho sul-mato-grossense de tomar tereré viram piadas em animações

Leandro resolveu usar desenho para divertir as pessoas e falar sobre os comportamentos de Mato Grosso do Sul

Thailla Torres | 10/02/2019 08:56
Nove tipos de pessoas que tomam tereré é um dos vídeos mais vistos. (Foto: Reprodução Leandertal)
Nove tipos de pessoas que tomam tereré é um dos vídeos mais vistos. (Foto: Reprodução Leandertal)

Algumas pessoas não botavam fé no trabalho do aquidauanense Leandro Falcão Augusto, de 30 anos, que decidiu desenhar para falar de Mato Grosso do Sul. Com o nascimento do primeiro filho, ele precisou largar por um tempo a caneta, mas nunca desistiu de voltar a criar. Hoje, ele usa a imaginação para fazer piada de características que são a cara do sul-mato-grossense, como o tereré e o calor, que nos últimos anos tem feito o povo pingar.

“Comecei há 10 anos produzindo tirinhas em um blog. O acesso foi crescendo e cheguei a ganhar 5 mil acessos em um dia. Mas, quando eu estava no auge, veio meu filho e precisei arrumar uma profissão que desse mais dinheiro”, conta Leandro que hoje também é instrutor de autoescola.

O tempo passou e há dois anos ele decidiu desenhar novamente, mas se decepcionou com o público da leitura. “Ninguém mais gosta de ler as tirinhas, percebi que o vídeo faria muito mais sucesso”.

Calor e jeitinho sul-mato-grossense de tomar tereré viram piadas em animações
Com o nascimento do primeiro filho, ele precisou largar por um tempo a caneta, mas nunca desistiu de voltar a criar. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com o nascimento do primeiro filho, ele precisou largar por um tempo a caneta, mas nunca desistiu de voltar a criar. (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi então que ele criou o canal de animações “Leandertal” com episódios que narram características culturais e do comportamento do sul-mato-grossense. Ele diz que a ideia surgiu como alternativa de diversão entre tantas notícias ruins e, claro, também foi criticado. “Eu falo bastante das coisas das cidades em tom de humor e piada, mas tem gente que leva a sério, ficam doídos e, às vezes, minha caixa de entrada lota”.

Mas Leandro recebe cada crítica com bom humor e não desiste de fazer piadas. Um dos vídeos mais assistidos recentemente fala de nove estilos de pessoas que tomam o tereré por aqui. Tem, por exemplo, o babão, o preguiçoso, o meche bomba, o boca podre e o desastrado.

O calorão que tem feito por aqui levou o desenhista a criar um vídeo especial do Sul-mato-grossense chegando ao purgatório. Na história, o personagem é de Coxim e está mais do que acostumado com o calor, por isso, o inferno é coisa fácil de enfrentar. “Isso rola muita repercussão e as pessoas me cobram muito, querem que eu fale dos outros municípios. Mas temos 79 cidades, ainda não consigo falar de todo mundo”.

Hoje, seus vídeos alcançam mais de 10 mil visualizações e ela só deseja aumentar a produção. “Já fiz uns trabalhos para pessoas de São Paulo. Agora, quero me organizar para publicar toda sexta-feira, com temas aleatórias. Mas sempre com a intenção de fazer todo mundo rir”.

Apesar de enxurrada de opiniões, Leandro se diz satisfeito ao perceber que sul-mato-grossense também é bairrista. “A gente também sabe dar valor às nossas coisas, ao nosso tereré, o churrasco, a cultura. As pessoas gostam de ver e saber que essas características são nossas”, garante.

Assista alguns dos vídeos que têm bombado na página do instrutor.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias