ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Com porcelanas delicadas, Flávia se viu “no céu” e longe da depressão

Hoje ela tem um ateliê cheio de charme na Rua dos Vendas

Por Thailla Torres | 15/01/2024 07:36
Flávia teve primeiro contato com a pintura em porcelana em 2018 e anos depois viu arte salvar sua vida. (Foto: Arquivo Pessoal)
Flávia teve primeiro contato com a pintura em porcelana em 2018 e anos depois viu arte salvar sua vida. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em um ateliê repleto de cores e inspirações, Flávia Matto Grosso, 48 anos, compartilha uma jornada de superação, criatividade e conexão com a arte da pintura em porcelana. De enfrentar uma crise de depressão a se tornar a proprietária de um ateliê, ela vê sua história como um testemunho de como a arte pode ser transformadora.

Nascida em Brasília e com formação em Administração de Empresas e Design de Interiores, Flávia diz que já transitou por diversas áreas, desde micropigmentação e maquiagem até facilitadora de Barras de Access. No entanto, foi em 1998, durante sua gestação em São José do Rio Preto, SP, que teve o primeiro contato com a pintura em porcelana, desencadeando uma paixão que se tornaria fundamental em sua vida.

Peças produzidas em ateliê são cheias de delicadeza.
Peças produzidas em ateliê são cheias de delicadeza.

Após mudar para Campo Grande, Flávia se viu afastada da pintura, enfrentando uma crise de depressão. Buscando uma forma de expressão, começou a pintar pedras com esmalte de unhas, criando as "Pedras que falam". A vontade de voltar à pintura em porcelana surgiu gradualmente, levando-a a explorar novas técnicas.

"Comecei a ver outras possibilidades, mas não queria pintar caixas, nem telas. Isso tudo eu já havia feito, mas não era isso que eu queria", compartilha Flávia. Sua busca a levou à técnica de pintura em porcelana com queima em forno de casa.

A nova abordagem na pintura trouxe melhorias significativas em sua depressão. Flávia decidiu aprimorar suas habilidades adquirindo um forno de alta temperatura no final de 2021. A partir desse ponto, o ateliê começou a ganhar forma em sua sacada de apartamento, transformando-se em um espaço de criação e cura.

Tem uma diversidade de peças com pinturas exclusivas.
Tem uma diversidade de peças com pinturas exclusivas.

Mudança para um ateliê dos sonhos

Ao mudar-se para uma casa maior, Flávia viu seu espaço de trabalho se expandir, e uma parceria com Ana, uma colega pintora, trouxe a oportunidade de oferecer aulas de pintura em porcelana em sua casa. Com a crescente demanda, a ideia de um ateliê tornou-se inevitável.

"Me vi no céu, pintando e ouvindo meus louvores, cantando. Minha depressão findou, e as encomendas só aumentavam", destaca Flávia. A inauguração do ateliê na Rua dos Vendas, em 2023, foi um momento de realização de um sonho.

O projeto do ateliê, elaborado pela arquiteta Camila Cacciatori, emocionou Flávia e seu marido. O espaço reflete não apenas beleza e organização, mas também transmite paz aos visitantes. O retorno positivo não demorou a chegar, com elogios sobre o bom gosto, a beleza das peças e a atmosfera acolhedora.

O espaço  destaca-se pelas peças personalizadas, pintadas sob encomenda para capturar os desejos e necessidades de cada cliente. Além disso, as aulas não são apenas para aprender a técnica refinada, mas também para proporcionar momentos de arte terapêutica.

"É um momento que a aluna tira para ela, para se conectar consigo, criar conexão com as colegas, momentos de risadas, conversas, lanchinhos, de arterapia de fato", destaca Flávia.

Hoje o ateliê tem uma equipe de três pessoas na produção, incluindo Flávia, Sara (formada em Artes pela UFMS) e Marina, que também possui habilidades excepcionais na pintura. Com uma variedade de opções, desde lembranças para ocasiões especiais até peças corporativas e religiosas, o ateliê convida a todos para uma visita.

"O que posso reforçar é que a arte salva vidas, traz propósito, te conecta, te traz momentos só seus e também de interação com colegas que geralmente estão ali por motivos semelhantes, mas que têm em comum o gosto pela pintura dessa jóia branca, que é a porcelana", enfatiza Flávia.

O ateliê está localizado na Rua dos Vendas, 530, sala 3.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias