ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Da natureza à porcelana, flores de Ana colorem peças pintadas à mão

Além da pintura, Ana também cria no estúdio azulejaria personalizada

Por Jéssica Fernandes | 28/04/2024 09:18
Peças de porcelana trazem pinturas à mão de arranjos florais. (Foto: Arquivo pessoal)
Peças de porcelana trazem pinturas à mão de arranjos florais. (Foto: Arquivo pessoal)

Flores, ornamentos e tudo que está ligado à natureza é a principal fonte de inspiração de Ana Carolina Minossi, de 29 anos. Um pouco do que ela observa nas viagens que faz termina como pintura no estilo aquarela que colorem porcelanas. O trabalho com as peças é só uma das facetas da artesã, que também é expert em azulejaria personalizada.

Neste ano, Ana abriu as portas do ‘Estúdio Minossiana’ onde cria os itens e dá aulas de pintura. Apesar do atêlie próprio ainda ser novidade, a artesã percorreu um longo caminho até o despertar da paixão pelas peças de porcelana.

Em casa, ela sempre gostou de trabalhos manuais como pintar, desenhar e modelar massinhas. “Os meus pais me estimulavam bastante, compravam materiais. Minha mãe me levava à iniciação artística, em várias oficinas de coisas que ela mesma fazia porque gostava”, recorda.

Caixa de porcelana oval com pintura de cavalo. (Foto: Arquivo pessoal)
Caixa de porcelana oval com pintura de cavalo. (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar dessa predileção pelas artes, o primeiro curso dela foi ligado a Engenharia Ambiental. Mas, por não se sentir conectada a área, Ana percebeu que precisava investir no lado artístico e criativo de forma mais séria.  “Isso começou a aflorar muito em mim e eu percebi que eu precisava fazer disso a minha vida e não ter isso como uma atividade paralela”, afirma.

Foi aí que surgiu a oportunidade de trabalhar onde iria descobrir a pintura em porcelana. No ateliê ‘Lebrito’, da Letícia Brito, Ana deu os primeiros passos através da costura criativa e do design de bordados. Esse segundo a motivou a ingressar em um novo curso: Designer gráfico.

Ana seguiu trabalhando no ateliê como responsável pela parte criativa da costura e durante esse processo teve contato com as porcelanas. A paixão foi imediata ao ponto dela passar a trabalhar somente nesse setor. “Ela (Letícia) foi me ensinando, mentorando e isso foi crescendo dentro do ateliê até que larguei a costura e comecei a mexer só com isso”, conta.

Coleção 'Irene' com estampa feita para o Dia das Mães. (Foto: Arquivo pessoal)
Coleção 'Irene' com estampa feita para o Dia das Mães. (Foto: Arquivo pessoal)

Já na faculdade, ela ficou encantada com outra técnica: design de superfície. A técnica, segundo ela, trata de projetar padrões e texturas em qualquer tipo de superfície. O que aprendia nas aulas, a designer aplicava no ateliê com a certeza que era aquilo em que gostaria de se aperfeiçoar.

“Vi que era ali que eu queria explorar a minha habilidade artística, com a porcelana, a azulejaria e usando o design de superfície. É uma coisa muito única. Me tocou de verdade, tocou meu coração”, destaca.

Estúdio - Em março do ano passado, o Ateliê onde Ana trabalhava fechou. Para continuar pintando, ela abriu o estúdio em casa onde cria as porcelanas personalizadas. Conjuntos de chá, par de xícaras, bandeja e caixa são algumas das opções desenvolvidas por ela com a porcelana.

Uma das placas de azulejos pintadas à mão pela artista. (Foto: Arquivo pessoal)
Uma das placas de azulejos pintadas à mão pela artista. (Foto: Arquivo pessoal)

As flores pintadas são uma das marcas registradas dela. Além dos arranjos florais, a artista explica que se inspira na natureza como um todo. “Gosto muito de buscar referências na natureza, porque pinto bastante flores e ornamentos ligados à vegetação, que é uma coisa que eu amo pintar. Eu tiro fotos de flores quando vou em alguma viagem e trago isso para a porcelana também”, diz.

Apesar de fazer a pronta entrega, a pintora consegue dar um toque personalizado, como alterar o tom da flor, inserir uma letra e outros detalhes. A azulejaria, conforme ela, sai em diferentes padrões de tamanho. Algo que também é relativo é se a arte será feita à mão ou decalcada.

No estúdio, Ana dá aulas de pintura em porcelana em dois dias da semana. Quem quiser saber mais sobre os trabalhos, o perfil no Instagram é @estudiominossiana

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias