ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Do abuso ao palco, Silvia estreou no teatro aos 38 anos

Negra, mãe de 4 filhos, tendo passado por um abuso na infância, Silvia subiu no palco pela primeira vez nesta quarta-feira (20)

Lucas Mamédio | 21/01/2021 07:05
Silvia e Tero em “Cérebro Edgar” nesta quarta-feira, 20 de janeiro (Foto: Henrique Kawaminami)
Silvia e Tero em “Cérebro Edgar” nesta quarta-feira, 20 de janeiro (Foto: Henrique Kawaminami)

A noite desta quarta-feira (20) foi umas das mais especiais da vida Silvia Cerqueira da Silva. Além de professora de geografia, técnico administrativo, técnico em meio ambiente, agora ela pode encher o peito para dizer que é atriz.

Aos 38 anos, mãe de quatro filhos, ela pisou nos palcos pela primeira vez ontem à noite pela peça “Cérebro Edgar”, da Teatral Falta Um, que participa da primeira edição do Prêmio Campo Grande de Teatro.

Um momento especial para qualquer ator, a estreia de Silvia carrega muito mais significados que as histórias ordinárias que vemos por aí. Primeiro, e menos importante, pela idade. Raramente estreia-se perto do 40 anos. Segundo pela própria trajetória de vida da atriz, muito difícil, e que encontrou no teatro um refúgio para um mundo tão injusto.

Logo na juventude Silvia sofreu um dos maiores traumas que uma mulher pode sofrer, o abuso sexual. Dessa “tragédia” nasceu sua primogênita, que agora atua com ela inclusive.

“Venho de família humilde, meus pais se divorciaram eu tinha três anos e segui com minha mãe e irmã,  estudei em escola pública e me  tornei mãe aos 14 anos após ter sido abusada por uma pessoa conhecida da família. Com o abuso perdi não só a virgindade como engravidei da minha filha mais velha, não me arrependo de ter ela em minha vida, mas foi um período difícil sem apoio, pois não acreditavam em mim e minha mãe nem me levou ao IML para fazer exame de corpo delito”, explica Silvia.

Silvia, a última de direira, com o grupo Falta Um (Foto: Marcos Maluf)
Silvia, a última de direira, com o grupo Falta Um (Foto: Marcos Maluf)

Como uma peça dramática, Silvia continuou atuando no papel mais difícil de sua vida: a de uma mãe, solteira, negra e pobre, mas com muita coragem. Ela ainda teve mais uma filha aos 17 e 20 anos.

“Após minhas filhas pegarem uma idade resolvi voltar aos estudos,  pois havia me mudado para o interior e lá conseguia me organizar melhor, foi então que ingressei na faculdade pública e fiz Geografia licenciatura concluindo em 2013, também fiz técnico em meio ambiente concluindo em 2015 e técnico administrativo”.

Silvia começou a atuar em 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)
Silvia começou a atuar em 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

O teatro entrou na vida de Silvia junto com seu “quarto filho”, o ator Tero Queiroz, que também escreveu a peça em que ela está estreando. “No início de 2018 eu fazia parte de um projeto   Frente Favela Brasil, pois sempre trabalhei com projetos e fui convidada pelo Igor Matheus a conhecer o “Grupo Falta Um” e assim o fiz, chegando lá ouvi sobre o Grupo e falei sobre a importância da família apoiar os projetos,  conversando com Tero disse que "se sua mãe não te apoiar dificilmente dará certo,   pois a família é base". Convidada a participar comecei a frequentar e só então depois de um tempo descobri a história do Tero e me prontifiquei a ser além de integrante a "mãe" dele. Eis o motivo de serem 4 filhos que tenho”.

Uma das atrizes que fazia o papel da “coragem”, papel hoje interpretado por Silvia na peça, não pôde participar por conta da pandemia. “Ficamos sem substituto e Tero me ligou e haviam duas pessoas que conheciam o espetáculo e poderiam atuar, minha filha e eu, mas ela ficou com medo e eu não achava justo o Grupo não participar por Faltar Um, sendo assim, o Tero me ofereceu e aceitei. Aceitei pelo filho, pela arte, pelo grupo e por mim”.

Sobre a sensação de estar no palco pela primeira vez diz: “O teatro trouxe forças que eu jamais imaginei que poderia ter e se eu pudesse dizer para as pessoas o quão importante é se permitir atuar ou ao menos conhecer eu diria. A sensação de estar em palco foi única e me senti lisonjeada em poder estrear em um lugar tão incrível”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias