ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Documentarista João Farkas diz que viu um "Pantanal desfigurado"

Renomado documentarista, João Farkas já tem um trabalho extenso no Pantanal, dessa vez ele registrou o desastre das queimadas

Lucas Mamédio | 04/01/2021 06:12
Capa do livro "Pantanal" do renomado fotógrafo e documentarista (Foto: João Farkas)
Capa do livro "Pantanal" do renomado fotógrafo e documentarista (Foto: João Farkas)

O renomado documentarista e fotógrafo paulistano João Farkas está lançando um livro com registros do bioma panteiro após as queimadas que assolaram a área em 2020. O livro "Pantanal" é uma série de fotografias que demonstram como as chamas transformaram regiões inteiras do Pantanal, lugar que registra desde 2014.

Em um texto escrito para o jornal Folha de São Paulo, João explica que foi difícil comparar as cenas com as de antes das queimadas. "Voltar ao Pantanal no início de dezembro, após a mais violenta onda de incêndios de que se tem notícia, foi encontrar uma terra descolorida, sem vida, onde antes se ouvia a algazarra de papagaios e araras, o mergulhar pesado de jacarés e capivaras, a dança sutil das garças azuis".

Ele conta que foi chamado para construir não apenas um livro de fotografias, mas um depoimento visual, um alerta, um manifesto. "Mas o Pantanal revelou outra mensagem: mais uma vez, queria mostrar-se incrivelmente belo, espetacularmente diferente das imagens já conhecidas. Era como se eu ouvisse o seu desejo de não mostrar apenas a destruição, mas apresentar ao Brasil aquilo que estava se perdendo silenciosamente e que precisa sobreviver".

Contraste das quaimadas com a planície alagada do Pantanal (Foto: João Farkas)
Contraste das quaimadas com a planície alagada do Pantanal (Foto: João Farkas)

A imagem da capa, segundo João, se impôs: "uma linha de fogo de 30 km que avançava devastadora e imparável sobre os campos do Parque Estadual do Rio Negro (MS)".

João explica que o livro que estava destinado a ser o registro de um lento processo de degradação, mas tornou-se um grito desesperado de socorro por uma das regiões mais belas e ricas em biodiversidade do planeta.

"É verdade que o Pantanal começa a se recuperar e o verde já rebrota porque houve alguma chuva em outubro. O Pantanal tem resiliência ao fogo. Mas, desta vez, especialistas alertam que a extensão das queimadas eliminou, além da vegetação, um número exagerado de animais e que a vida levará muito tempo para se recompor de alguma forma".

"O Pantanal não deixará de existir nem de ser belíssimo e de acolher visitantes, mas está cumprindo uma missão de alerta. Essa região fascinante, que aprendi a amar ao conhecer, se apresenta em sacrifício e urgente testemunho de um destino que aguarda a todos se não soubermos mudar", conclui.

O livro pode ser encontrado no site da Editora Sesc.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias