ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 35º

Artes

Escola de Música da UFMS realiza recital com apresentações de fim de ano

O evento reúne alunos das turmas de coral, violão, viola, violino e flautas

Por Judson Marinho | 29/11/2025 15:12
Escola de Música da UFMS realiza recital com apresentações de fim de ano
Coral da Escola de Musica da universidade ensaiando para apresentação (Foto: Arquivo / UFMS)

A Escola de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro, o recital de conclusão do semestre, celebrando o encerramento das atividades de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Escola de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizará nos dias 12 e 13 de dezembro um recital de fim de ano, marcando o encerramento das atividades de 2025. O evento acontecerá no auditório Prof. Luís Felipe de Oliveira, no campus da universidade em Campo Grande, com entrada gratuita. As apresentações contarão com alunos de coral, violão, violino, viola e flauta, além da participação especial da Camerata Madeiras Dedilhadas.O recital também exibirá trabalhos desenvolvidos no curso de Música da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e nos projetos de extensão oferecidos à comunidade. A iniciativa, que integra um programa de extensão da UFMS, garante vagas gratuitas para estudantes da rede municipal de ensino, reforçando o papel social da universidade. Professores e coordenadores destacam o impacto transformador da música na formação dos participantes, promovendo não apenas habilidades artísticas, mas também confiança e integração social.

As apresentações acontecem no auditório Prof. Luís Felipe de Oliveira, no setor 3 da UFMS, em Campo Grande, na sexta-feira (12), às 18h30 e no sábado (13), às 15h, respectivamente. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O evento reúne alunos das turmas de coral, violão, viola, violino e flautas, além de contar com a participação especial da Camerata Madeiras Dedilhadas. O recital também expõe trabalhos desenvolvidos no curso de Música da Faalc (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação) e nos projetos de extensão oferecidos à comunidade.

A Escola de Música integra um programa de extensão vinculado à Proece (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte), com apoio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A parceria garante a presença de professores contratados pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura e possibilita que cerca de 30% das vagas sejam gratuitas para estudantes da rede municipal de ensino.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Lia Brambilla, destaca o papel transformador da iniciativa.

"Quando a Universidade investe em projetos musicais como a Escola de Música, o retorno vai muito além do palco. Ganhamos em formação humana, em pertencimento e em presença qualificada da UFMS no território", afirma.

Segundo ela, a experiência vai além do aprendizado técnico. “Cada criança, jovem ou adulto que entra para uma aula de música passa a frequentar a Universidade de outro jeito. Muitos chegam retraídos e, pouco a pouco, ganham confiança para tocar em conjunto, se apresentar e convidar a família para assistir”, explica.

Para o professor da Faalc (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação) e coordenador da Escola de Música, Marcelo Fernandes, o recital é um momento de celebração do percurso artístico dos alunos.

"É uma experiência que reforça a importância do esforço individual e do reconhecimento que vem desse esforço. É mais do que música: é uma atividade cognitiva que impacta outros setores da vida", afirma.

Ele acrescenta que a UFMS cumpre também seu papel cultural. “A Universidade não apenas estuda cultura ela produz cultura. O mote da Escola de Música é a entrega em prol do desenvolvimento dos alunos, atendendo suas paixões e vontades musicais”, concluiu Marcelo.