Mudança em horário de colações da UFMS gera críticas entre estudantes
Formandos reclamam de cerimônias pela manhã, apontam problemas no local e dizem não ter sido consultados

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) publicou, em 26 de setembro, o calendário de colação de grau dos estudantes da graduação, pós-graduação e residência médica, com cerimônias previstas para dezembro. A mudança no horário de parte dos eventos gerou uma série de reclamações de alunos nas redes sociais da instituição, além de relatos enviados ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo os estudantes, em anos anteriores todas as colações eram realizadas no período noturno. Neste ano, porém, cursos da Facfan (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição), Faed (Faculdade de Educação), Famez (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia) e Inisa (Instituto Integrado de Saúde) tiveram cerimônias agendadas para 9h30, enquanto outros cursos seguem com colações às 19h. A alteração foi informada pela UFMS no comunicado oficial do calendário.
- Leia Também
- Mutirão gratuito contra câncer de pele leva prevenção a Mato Grosso do Sul
- Hospital de MS poderá ter UTI de padrão chinês financiada pelo banco do Brics
Uma estudante, que pediu anonimato por medo de represálias, afirmou acreditar que a mudança ocorreu por questões de logística. Segundo ela, a decisão não levou em conta a rotina dos formandos e familiares.
“Essa logística que a UFMS fez não levou em consideração os acadêmicos, muito menos os familiares, pois sexta-feira de manhã é um período em que todos estão trabalhando, tanto os próprios acadêmicos da universidade quanto os familiares, e concordamos que uma falta no serviço sem justificativa, como atestado, prejudica o trabalhador”, disse.

Nas redes sociais, a publicação da UFMS sobre o calendário também recebeu críticas. Alunos apontam que, além do horário, o local escolhido não seria acessível e não teria ventilação adequada.
“Não é possível que, após anos e relatos de pessoas passando mal devido ao calor, vocês não tenham pensado em soluções para isso. Saudades de quando as colações eram individuais por curso e eram no Glauce Rocha, dignificando a existência dos formandos e colaboradores”, escreveu uma estudante em um post da universidade.
Em vídeo publicado por uma aluna, estudantes comentaram que a mudança não considerou as necessidades das famílias, dos formandos e do próprio espaço físico. Outra estudante, que também preferiu não se identificar, informou que um pedido para alterar o horário foi protocolado na Universidade, mas, até a publicação desta matéria, não havia resposta.
Em nota, a UFMS informou que a direção do Instituto Integrado de Saúde conversou com estudantes de enfermagem e fisioterapia no dia 8 de setembro sobre data e horário da colação, e não houve solicitação de alteração. Por isso, o calendário completo das cerimônias foi publicado em 26 de setembro.
As estudantes ouvidas pela reportagem afirmam desconhecer essa conversa e dizem que, assim que souberam da mudança, manifestaram descontentamento e passaram a buscar alternativas para reverter o horário.
A instituição destacou ainda que os formandos dos dez municípios onde há campus da UFMS participarão das cerimônias, gratuitas, transmitidas pela TV UFMS e realizadas diariamente durante a manhã, tarde e noite, em um percurso de quase 4 mil km percorrido pela equipe responsável.
A Universidade informou também que, pela primeira vez, os diplomas de cerca de 4 mil estudantes serão entregues ainda no mesmo ano de conclusão do curso, em dezembro, “o que possibilitará o exercício da profissão conquistada no mundo do trabalho”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:





