UFMS leva experiências em sustentabilidade e educação à COP30
Universidade participa de debates sobre clima, biodiversidade e inclusão social
De olho nas discussões globais sobre o clima, representantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) estão em Belém (PA) para participar da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). O evento da ONU começa nesta segunda-feira (10) e deve reunir mais de 40 mil participantes, entre representantes de países, cientistas, pesquisadores e membros da sociedade civil.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Universidade participa com projetos que abordam temas como espécies migratórias, carbono neutro, educação midiática e ambiental, além de ações voltadas à segurança alimentar e à redução das desigualdades.
- Leia Também
- Riedel discute licenciamento ambiental e papel de Estados e municípios na COP30
- Demarcação de terras será bandeira de indígenas de MS na COP30
Alto nível - A reitora da UFMS, Camila Ítavo, fará parte dos eventos de alto nível da conferência ao participar da mesa que vai tratar da realização da COP15 da CMS (Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias), marcada para março de 2026, em Campo Grande.
O encontro, que será no dia 17 no Pavilhão Brasil, é organizado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e pelo Secretariado da CMS, destacando a relação entre biodiversidade e mudanças climáticas sob a ótica científica e de políticas públicas.
Mídia - Entre os destaques da participação está o projeto MídiaCOP, que leva à conferência pelo menos 40 alunos e professores capacitados em educação midiática e ambiental para acompanhar e produzir conteúdo sobre as atividades da COP30. A ação é coordenada pela diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro, e a equipe estará no evento até dia 13.
A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Embaixada da França e o Centro de Educação Midiática e Informacional da França.
Sustentabilidade - Nesta terça-feira (11), o diretor de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, Leonardo Chaves, participa da mesa-redonda Higher Education for Climate Action Pavilion, onde apresenta a experiência da UFMS em boas práticas sustentáveis. Já no dia 12, será lançado o livro "Plano de Transformação Ecológica e Instituições de Ensino Superior", que reúne experiências da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável, com dois capítulos dedicados a projetos da Universidade, entre eles o Mercado Escola da UFMS.
A professora Luana Campos, do Câmpus do Pantanal, coordena o painel Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas, promovido pela Universidade Federal Fluminense. Ela também é secretária do Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e tem trabalhado no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural frente às mudanças climáticas.
Estudantes - A acadêmica de Ciências Biológicas do Câmpus do Pantanal, Eloize Duarte, vai apresentar no evento a realidade pantaneira. Ela é uma das duas jovens eleitas como delegadas da juventude para representar o bioma na COP30. Já a estudante de História EAD (Educação a Distância) Ivana Paixão acompanhará os debates sobre desenvolvimento humano, combate à fome e à pobreza e a preservação de comunidades tradicionais.
Governo - No dia 13, os representantes da UFMS participam da palestra do governador Eduardo Riedel, que apresentará o plano Mato Grosso do Sul Carbono Neutro 2030. O evento será promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Embrapa, e destacará a integração entre segurança alimentar, transição energética e inclusão social.
A COP30 segue até o dia 21 de novembro e será o principal espaço de negociação internacional sobre metas e compromissos para conter os efeitos das mudanças climáticas nos próximos anos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


