ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Espetáculo “Petúnia” inicia circulação gratuita por seis cidades de MS

Grupo Fulano di Tal comemora 22 anos com turnê teatral de graça por Mato Grosso do Sul

Por Thailla Torres | 08/12/2025 07:25
Espetáculo “Petúnia” inicia circulação gratuita por seis cidades de MS
Em “Petúnia”, uma criatura narradora vasculha ruínas afetivas enquanto tenta reconstruir a história de uma jovem “nascida no lugar onde ser feia é destino”.

O teatro como forma de lembrar e, ao lembrar, continuar existindo. É esse o ponto de partida de “Petúnia”, novo espetáculo do Grupo Fulano di Tal que passa a circular por seis cidades de Mato Grosso do Sul entre os dias 7 e 14 de dezembro, mostrando a memória como sobrevivência.

A circulação começou ontem (7), em Rochedo, onde o grupo estreou a montagem no Clube Chicão. Hoje, dia 8, a itinerância segue para São Gabriel do Oeste, marcando a segunda parada do roteiro que inclui Miranda, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna e encerra em Campo Grande. Todas as apresentações são gratuitas e ocupam espaços públicos.

Criado para celebrar os 20 anos do grupo, e atravessado pelas experiências dos últimos anos, “Petúnia” chega ao público como símbolo dos 22 anos de atuação do Fulano di Tal na cena teatral sul-mato-grossense. A montagem encerra o projeto “Fulano di Tal – Ato 20”, adiado pela pandemia, mas transformado pelo percurso recente da companhia.

O diretor Marcelo Leite explica que “Petúnia” surgiu como desdobramento natural do processo criativo. “O que era para ser uma comemoração de 20 anos virou celebração dos 22. Estrear agora, após o Palco Giratório, consolida um modo de fazer que descobrimos com ‘A Fabulosa História do Guri-Árvore’. Criamos visualidades, figurinos, objetos e maquiagem dentro do ateliê. Isso reposiciona toda a equipe no processo e tem nos agradado muito”.

Essa reinvenção é atravessada por números inéditos para um grupo teatral de MS. Em 2023 e 2024, o Fulano di Tal percorreu 31 cidades em 18 estados, totalizando 34 apresentações pelo Palco Giratório do Sesc, sendo a primeira companhia de teatro do Estado a integrar o circuito nacional.

Para Edner Gustavo, dramaturgo, diretor e produtor do espetáculo, “Petúnia” sintetiza esse momento de virada estética e conceitual. “‘Petúnia’ fala de memória e invenção como sobrevivência, assim como o próprio Fulano di Tal. A peça nasce da destruição que vira poesia, do caco que vira fábula, do que fica quando tudo ao redor se transforma”.

As cidades por onde o grupo passará também se preparam para acolher a experiência. Em Bodoquena, a apresentação ocorre na Feira do Produtor Rural, espaço de circulação intensa da comunidade.

Para o gerente de Cultura do município, Edson Antônio Pereira, a parceria amplia o acesso. “Receber o Fulano di Tal é valioso. A Feira do Produtor é um ponto vivo da cidade, onde a arte encontra o público naturalmente. À noite, recebemos até 700 pessoas. É um local que abraça a cultura”.

Em “Petúnia”, uma criatura narradora vasculha ruínas afetivas enquanto tenta reconstruir a história de uma jovem “nascida no lugar onde ser feia é destino”. Entre lembranças da mãe, comadres horrorosas, um monstro e um amor impossível por uma Criatura Sem Nome, a trama costura mito e memória para falar sobre o que resiste — e sobre o que inventamos para continuar.

A obra reúne as atrizes-criadoras Kelly Figueiredo, Luana Vilela e Nicoli Dichoff, dramaturgia e direção de Edner Gustavo, colaboração dramatúrgica de Nicoli Dichoff, direção assistida por Marcelo Leite, cenário, figurino e maquiagem assinados por Douglas Moreira e Edner Gustavo, iluminação de Breno Lucas e trilha sonora original composta por Ewerton Goulart. A interpretação em Libras é da Sinalize.

A circulação é financiada pelo FIC – Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, com apoio da FCMS, Setesc e Governo do Estado.

Programação completa 

08/12 (segunda-feira) – São Gabriel do Oeste – 19h
Local: Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm
Rua João Rodrigues Miranda, 844 – Centro

09/12 (terça-feira) – Miranda – 19h
Local: Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá
Av. João Pedro Pedrossian, 809 – Centro

10/12 (quarta-feira) – Bodoquena – 19h
Local: Feira do Produtor Rural
Av. Manoel R. Oliveira, 786

11/12 (quinta-feira) – Guia Lopes da Laguna – 19h
Local: Salão Paroquial
Rua Capitão Pizá Flôres, 248 – Centro

13 e 14/12 (sábado e domingo) – Campo Grande – 19h
Local: Espaço Fulano di Tal
Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro