ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Exposição fotográfica questiona beleza das pichações no cenário urbano

Aline Araújo | 14/06/2015 08:33
Na caixa d'água. (Foto: Carol Caco)
Na caixa d'água. (Foto: Carol Caco)

Carol Caco, de 21 anos, sempre se questionou sobre o que aquelas letras e símbolos estampados em muros por toda a cidade significavam. Queria saber o porquê daquelas pichações ali, sem juízo de valor, sem achar certo ou errado, apenas ficava intrigava com toda a simbologia disfarçada ali.

Autorretrato. (Foto: Carol Caco)
Autorretrato. (Foto: Carol Caco)

Então a acadêmica do sétimo semestre de Jornalismo decidiu dedicar parte da rotina universitária, durante três meses, para entrar no universo dos pichadores. Ela entrevistou três meninos, para entender a motivação deles, e pesquisa levou à exposição fotográfica “No Concreto”, aberta na próxima segunda-feira.

“Eu questionava essas escritas e tinha uma vontade de entender. Por que pichar? O que significa isso para eles, e descobri uma linguagem incompreendida”, comenta a estudante.

Os retratos mostram a cidade com destaque para as pichações e contam um pouco sobre essa linguagem, especifica de um grupo social.

“Antes eu olhava e achava algo destorcido, não entendia o porquê. Nunca fui nem contra e nem a favor, era estranho para mim. Minha posição não mudou, mas hoje eu entendo o porquê deles fazerem isso, as motivações, as suas motivações. A contestação do que é belo como a pichação é uma maneira de revindicar espaço, uma revindicação social”, comenta.

A exposição, que terá dez imagens, vem para gerar a discussão entre o que é poluição visual e o que é liberdade de expressão. Trabalha um ponto de vista diferente, dentro dessa realidade no cenário urbano.

A paixão pela fotografia vem desde antes do curso, e agora Carol é uma das alunas que pode mostrar um pouco do trabalho.

A exposição começará às 18 horas do dia 15 de junho e seguirá aberta à visitação até o dia 3 de julho, dentro do horário de funcionamento do Curso de Jornalismo da UFMS. A entrada é gratuita.

Algumas fotos também vão para Cuiabá participar da mostra “Cidades Folkcomunicacionais e Territórios Decoloniais: O folclore no espaço urbano brasileiro e latino-americano”, exposição coletiva que ocorre do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP-UFMT).

Nos prédios. (Foto: Carol Caco)
Nos prédios. (Foto: Carol Caco)
Nos siga no Google Notícias