ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Grupo de choro vai usar Kombi como palco para fazer shows em 5 cidades

Elverson Cardozo | 22/11/2014 07:34
Músicos usam a Kombi como palco e, assim, levam a música para todo o canto. (Foto: Divulgação)
Músicos usam a Kombi como palco e, assim, levam a música para todo o canto. (Foto: Divulgação)

O grupo musical “Choro Opus Trio”, formado pelo maestro Eduardo Martinelli (violão) e pelos músicos Ivan Cruz (bandolim), Philip Andara (flauta), Gabriel Domingues (fagote), Uigor Neves (percussão) e Matheus Coelho (clarinete) iniciam, neste sábado (22), uma viagem por cinco cidades do Estado, começando por Nova Alvorada do Sul.

O projeto, batizado de Kombi do Choro, foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). O nome tem uma explicação bastante óbvia.
Os músicos vão viajar dentro de um Kombi. Os shows também serão realizados dentro do veículo, que foi adaptado.

“É nosso palco. Está decorado. A gente não precisa de grandes estruturas. Desse jeito não tem imprevisto nenhum para fazer as apresentações”, explica Martinelli, o idealizador do projeto. A ideia, diz ele, é chamar a atenção e atrair o público para um roda de choro, um dos mais genuínos ritmos brasileiros.

“Queremos um clima intimista, com pessoas a nossa volta ouvindo nosso trabalho e conhecendo um pouco mais desse ritmo que encanta e permanece atual”, destacou.

O espaço é pequeno. Não é o palco de um teatro, que permite uma cenografia mais impactante, mas é o suficiente para impressionar os ouvidos. O mais importante, afinal de contas, é o som.

Mas com isso os músicos não precisam se preocupar. O “Choro Opus Trio” é um grupo conhecido e elogiado. O primeiro CD, “Descendo o Sarrafo”, saiu em 2012 e foi gravado pelo Programa Petrobras Cultural.

São obras gravadas para este trabalho que eles vão levar para o público, de dentro da Kombi. Segundo o maestro, são músicas que estavam perdidas na história. “O primeiro disco do compositor e saxofonista, Amintas José da Costa, o Sarrafo, foram apreendidas à época da ditadura militar, o que resgatamos agora como uma forma de homenageá-lo”, explica.

Veículo foi envelopado e está decorado para receber as apresentações. (Foto: Divulgação)
Veículo foi envelopado e está decorado para receber as apresentações. (Foto: Divulgação)

Além das composições de Sarrafo, o grupo vai apresentar obras de Pixinguinha, Garoto, Ernesto Nazaret, entre outros representantes do gênero, sempre com a preocupação de informar ao público sobre a história dos artistas.

A primeira parada, neste sábado, será em Nova Alvorada, às 20h, na Praça Nelson Tereré. A próxima será no dia 26, às 19h30, na Feira do Produtor de Terenos (Associação dos Feirantes de Terenos), que é realizada na Praça de Eventos da Vila Leando.

Dia 29, às 19h, será em Ribas do Rio Pardo, na Feira Municipal da Avenida Nelson Lírio. Corquinho recebe a Kombi em dezembro, no dia 5, às 9h, na Biblioteca Municipal Cristóvão Ferreira, localizada à Rua Dr. José Bonifácio. No dia 6, às 20h, a apresentação será no município de Dois Irmãos do Buriti, na Praça de Eventos, durante a Feira Mulheres de Atitude.

A escolha das cidades foi estratégica. “A gente sabe que não existe a tradição desse tipo de música no interior”, comenta Martinelli.

Nos siga no Google Notícias