A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Setembro de 2019

06/09/2019 07:43

Nos próximos 30 dias, pesquisas no Arquivo Histórico só por agenda

Servidores do Arca estarão empenhados nos trabalhos de classificação de prédios históricos

Danielle Valentim
Servidores terão de se organizar para receber pesquisadores ou a imprensa. (Foto: Danielle Valentim)Servidores terão de se organizar para receber pesquisadores ou a imprensa. (Foto: Danielle Valentim)

A partir da próxima sexta-feira (13) visitas ao Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) terão de ser agendadas. Os servidores lotados no espaço reforçarão os trabalhos de classificação de prédios históricos e terão de se organizar para receber pesquisadores ou a imprensa. A ação que faz parte do "Reviva Campo Grande" está catalogando 42 edifícios históricos da Rua 14 de Julho.

Conforme apurado pelo Lado B, a mudança é temporária e seguirá até 13 de outubro, não extrapolando os 30 dias. 

Para quem ainda não sabe, o projeto está catalogando o patrimônio dos 1400 metros da via que está sendo requalificada, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso.

Os imóveis históricos receberão em suas fachadas placas com QR Code para que as pessoas tenham acesso instantâneo à história completa das construções.

As pesquisas são lideradas pelo arquiteto Fernando Batiston, da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e depois de finalizadas, as informações abastecerão o portal tecnológico.

A intenção é que o material disponibilizado esteja em uma linguagem acessível para todos.

Além da estética e característica arquitetônica dos prédios, as pesquisas revelarão memórias dos pioneiros da Rua 14 de Julho, imigrantes, comerciantes, moradores e empreendedores.

Por e-mail, a reportagem questionou a Sectur, para saber se o período de agendamento prévio poderá ser reduzido e aguarda retorno.

O Arca fica na Pedro Celestino, 1378, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O e-mail para agendamentos das visitas é o arca@sectur.campogrande.ms.gov.br

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.