ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Nunca é tarde para realizar algo, prova disso é René que lança livro aos 91 anos

Seu René escolheu o dia do aniversário para lançar livro e comemorar mais um ano de vida

Paula Maciulevicius Brasil | 19/01/2020 08:02
Contador de histórias desde sempre, seu René lança livro em comemoração aos seus 91 anos. (Foto: Paula Maciulevicius Brasil)
Contador de histórias desde sempre, seu René lança livro em comemoração aos seus 91 anos. (Foto: Paula Maciulevicius Brasil)

A festa de 91 anos de seu René Sebastião Rosa será no Marco (Museu de Arte Contemporânea), nesta segunda-feira, a partir das 19h. É lançando o livro "Histórias vividas e contadas" que o aposentado contador de histórias escolhe para comemorar a vida e toda a sua trajetória. Prova de que nunca é tarde para realizar um sonho é que com 90 anos, seu René encarou a escrita para narrar em páginas os fatos de sua própria história em paralelo com a do País.

É na varanda da casa onde mora, no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, sentado em uma cadeira de fio, que seu René abre o sorriso e o coração. Busca na memória o que mais lhe marcou e que mereceu ir para o livro, mas sem dar spoilers.

A sugestão de escrever o que conta veio de um médico urologista, com quem seu René faz periodicamente exames e consulta. "Eu sempre fico contando história para ele, da vida, da nação e ele fica escutando. Um dia ele falou: 'René, você tem que escrever um livro, você conta um monte de história que eu estudei, mas não vi essas histórias'", recorda. 

No escritório de casa estão muitos dos livros que inspiraram René. (Foto: Paula Maciulevicius Brasil)
No escritório de casa estão muitos dos livros que inspiraram René. (Foto: Paula Maciulevicius Brasil)

A conversa do consultório médico foi o pontapé para que René passasse para o papel o que guarda na memória. "Ele [o médico] me induziu, e como eu escrevi para jornal quando morava em Jardim e também Bela Vista, já tinha mais ou menos a prática de desenvolver um assunto", conta. Os jornais para os quais colaborou seu René foram "O Murtinhense" e o "Tribuna da Fronteira".

O livro começou a ser escrito ano passado e a parte que o aposentado descreve para a gente é de quando aprendeu, através da auto-hipnose, a deixar um vício. No caso dele, o cigarro. Só a história de vida de seu René já dava um livro. Hoje aposentado como auditor fiscal do município, ele também foi sargento do Exército, mas pediu baixa. Terminou o ginásio e fez uma pausa até ingressar no "Normal", como à época era conhecido o que hoje seria Ensino Médio. A universidade veio só aos 50 anos.

Nascido em Ponta Porã, René é casado com dona Erondina, pai de três filhas e avô de três netos. Como espectador da história política do País, não foi ouvindo, mas vendo os fatos se desenrolarem que ele presenciou golpes, e quando a mulher conquistou o direito ao voto.

"Faço referência sobre o golpe de 64 e vários outros episódios, porque assisti eles ao vivo. Não me contaram não, eu estava presente", enfatiza. Quando narra a morte de Getúlio Vargas, as lágrimas não chegam a escorrer, mas enchem os olhos do aposentado. "Minha mãe era admiradora, era Getulista. Quando ele morreu eu abracei a minha mãe e chorei a morte de Getúlio", recorda não só o episódio como a cena do abraço e do choro entre ele e dona Ana Catarina.

Se nunca é tarde para realizar algo e a prova disso é seu livro, René cai na risada e diz que primeiro desenvolvia o raciocínio para depois encontrar as letras sentado ao computador. A entrevista termina com uma poesia que ele cita no livro: ... "quem pensa em perder, perdido está. Quem não confia em si marcha para trás, a força que te impele para frente é a decisão firmada em sua mente".

O lançamento será nesta segunda-feira, às 19h, no Marco, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6.000. A entrada é gratuita.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no Google Notícias