ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Ponte entre poesia e melodia, Crianceiras de Manoel de Barros volta no dia 20

Projeto que musicaliza obras literárias para o público infantil será apresentado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

Danielle Valentim | 02/10/2019 06:22
Espetáculo utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes.
Espetáculo utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes.

O projeto Crianceiras, espetáculo que aproxima as crianças do universo artístico e literário do poeta Manoel de Barros, retorna a Campo Grande no próximo dia 20 de outubro. Ele será apresentado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo a partir das 17h.

Desde o início, o cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo decidiu musicar a obra de forma que os versos pudessem ser entoados como o canto dos passarinhos, e levados com o vento, sem direção. O espetáculo utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes.

“O projeto Crianceiras nasceu do desejo de reverenciar a obra de Manoel de Barros, por meio de minha música. Ao mergulhar em sua obra, percebi o quanto era lúdico aquele universo de encantamento e descobertas, vividas pelo poeta em sua infância pantaneira”, conta o idealizador.

O projeto tomou corpo e já possui dois CDs, sendo o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo na de Mario Quintana. A ideia que deu origem ao primeiro CD surgiu da necessidade de Márcio aproximar a filha da poesia e também do desejo de homenagear a obra de um dos maiores poetas brasileiros, o mato-grossense Manoel de Barros (1916 – 2014).

Todo o projeto de musicalização foi acompanhado por Manoel de Barros, então vizinho e amigo de Márcio. Indicado no “Prêmio de Musica Brasileira” como melhor álbum infantil em 2012, as faixas do CD Crianceiras Manoel de Barros ganharam videoclipes transmitidos no canal Gloob, tornando a obra cada vez mais presente no cotidiano das crianças.

Ainda em 2012, Márcio estreou o espetáculo cênico musical, concebido a partir do primeiro CD, dirigido por Luiz André Cherubini, um dos fundadores do Grupo Sobrevento, especializado em teatro de animação.

O musical Crianceiras Manoel de Barros reúne poesia, música, imagem, ação e movimento em uma encenação delicada e divertida, concebida por artistas comprometidos com a arte contemporânea feita para crianças.

O espetáculo que percorre o Brasil inteiro há mais de seis anos, além de animar e cativar o público com as poesias de Manoel de Barros, mescla elementos reais e virtuais. As personagens ilustradas por Martha de Barros, filha do poeta Manoel de Barros, saem do papel e ganham vida no palco, por meio de recursos digitais e de outras linguagens, interagindo com o cantor, músicos e atores ao longo do musical.

Tecnologia - O primeiro CD além de ter originado o espetáculo também rendeu um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Googleplay e Appstore.

Tanto os CDs, como o espetáculo e o app, possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importantíssimo valor para a cultura brasileira.

O projeto ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os como seres humanos plenos e capazes de compreender poesia, até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso!

O Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo fica na avenida Waldir dos Santos Pereira, sem número, no Parque dos Poderes. A entrada do espetáculo custa R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e pode ser adquirida através do site www.ingressonacional.com.br e nas barbearias A Banca.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias