ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Teatro campo-grandense vira tema para mais uma temporada de lives

Projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo retoma as atividades com série de transmissões ao vivo sobre a cultura cênica da Capital

Raul Delvizio | 05/01/2021 13:26
Projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo retoma mais uma temporada hoje à noite (Foto: Arquivo Pessoal)
Projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo retoma mais uma temporada hoje à noite (Foto: Arquivo Pessoal)

A pandemia do novo coronavírus ultrapassou fronteiras e os meses, e logo que 2021 teve início essa tal de covid ainda permanece no show da vida. Uma das atividades mais prejudicadas no último ano foi justamente o teatro, que trocou os palcos presenciais pelos virtuais. Mesmo com a dificuldade imposta, a esperança ainda entra em cena.

Buscando resgatar a história do teatro campo-grandense e comentar sobre o "novo normal" nas artes cênicas, a Cia Teatro do Mundo daqui da Capital fará uma série de lives com outros diretores e atores locais como forma de interlocução – tudo parte do projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo que entra hoje (5) em sua segunda temporada.

“O teatro em Campo Grande é pouco cuidado, não só pelo governo como também pelos cidadãos. As pessoas precisam conhecer a história da cidade e o teatro faz parte dessa história”, reflete Fernando Lopes, diretor da companhia.

Fernando Lopes é o diretor da companhia e o "host" dos bate-papos (Foto: Arquivo Pessoal)
Fernando Lopes é o diretor da companhia e o "host" dos bate-papos (Foto: Arquivo Pessoal)

As primeiras transmissões do Teatro Brasileiro Fora do Eixo aconteceram ao longo de 2020, com um total de 20 entrevistados de diversos lugares do Brasil, como Ceará, Alagoas, Piauí e também daqui de MS. Agora, nesta segunda temporada, o desejo é de aprofundar cada vez mais no teatro campo-grandense, contando fatos, histórias e dificuldades anteriores à pandemia e da nova realidade imposta pelo coronavírus.

“Ainda estaremos combatendo o tédio e encontrando soluções para essa crise, além de homenagear todos os artistas que – assim como a gente – também compartilham a arte cênica”, complementa.

A pergunta "como os artistas conheceram e se interessaram pelo teatro?" conduzirá o bate papo para que, conforme Fernando acrescenta, "os jovens que estarão assistindo possam descobrir de onde partiu o desejo desses artistas e como é que podem se profissionalizar caso queiram trilhar o mesmo caminho”.

Cia Teatro do Mundo alegrando corações com o espetáculo "O Natal Mágico" em Figueirão, município distante a 243 km da Capital (Foto: Reprodução/Instagram)
Cia Teatro do Mundo alegrando corações com o espetáculo "O Natal Mágico" em Figueirão, município distante a 243 km da Capital (Foto: Reprodução/Instagram)

Na ocasião, o diretor Beto Figueiredo do grupo Senta que o Leão é Manso será o primeiro entrevistado. “O teatro campo-grandense é muito pouco visto e temos obras muito bonitas e importantes que deveriam estar sendo mais divulgadas”, considera.

Já na próxima quinta-feira (7), Lu Bigatão, do Teatral Grupo de Risco, será a convidada da vez. As conversas continuam por todo o mês, seguindo fevereiro e março, sempre com duas transmissões por semana.

O projeto Teatro Brasileiro Fora do Eixo foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através de edital do FMIC (Fundo Municipal de Incentivo Cultural) promovido pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) da prefeitura de Campo Grande.

As transmissões acontecem sempre às 19 horas no perfil do Instagram da Cia Teatro do Mundo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias