ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Artes

“Voz do Milênio”, Elza Soares morre aos 91 anos e deixa recado de “basta”

Elza morreu em casa, segundo a equipe, por causas naturais; ironicamente, no mesmo dia do ex-marido Garrincha

Ângela Kempfer | 20/01/2022 16:29
Cantora e compositora, Elza é ícone de força. (Foto: Facebook)
Cantora e compositora, Elza é ícone de força. (Foto: Facebook)

Há poucos minutos, a equipe de Elza Soares anunciou nas redes sociais a morte da cantora e compositora, aos 91 anos. Ela faleceu às 15 horas e 45 minutos, em casa, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria, “por causas naturais”.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, postou a equipe em nome da família.

Ironicamente, a mulher de voz potente morreu no mesmo dia de quem considerava o amor da vida dela, o craque Garrincha, falecido em 20 de janeiro de 1983.

Garrincha e Elza em 1964. (Foto: Arquivo)
Garrincha e Elza em 1964. (Foto: Arquivo)

Na virada de 2022, Elza chegou a falar da a felicidade com “um ano novinho chegando e espero que seja de muito amor, saúde e respeito para todes”, usando a polêmica linguagem neutra, sem distinguir o feminino do masculino.

“Estou muito animada com a volta aos palcos e com essa agenda linda de shows que já estão programados pra vocês. Olha que tem muita novidade! Nos vemos em breve my loves”, avisou.

A última apresentação da cantora e compositora aqui em Mato Grosso do Sul foi em 2016, no Festival de Inverno de Bonito.

Dias 16 e 17 deste mês estava programada a gravação do DVD ao vivo de Elza, no Teatro Municipal de São Paulo. Mas a equipe não divulgou se o trabalho chegou a ser finalizado.

Outros planos para 2022 era lançamento de álbum gravado em estúdio no ano passado, o primeiro de Elza desde Planeta fome (2019).

O próximo show seria dia 3 de fevereiro e a agenda já estava com datas fechadas até agosto de 2022.

Elza começou a cantar com o pai aos 5 anos e a primeira apresentação foi aos 13 anos, no programa de calouros da antiga Rádio Tupi. A vida não foi nada fácil, aos 12 anos foi forçada a se casar e com 13 já era mãe.

A família era contra a carreira artística e a pobreza persistiu. Com meros 21 anos, Elza já havia velado dois filhos e também o primeiro marido.

Com a retomada como cantora, logo a voz potente ganhou fãs. Já no auge do sucesso, se apaixonou por Garrincha, que era casado. Foi perseguida como "amante" do jogador, que se separou, casou com Elza e os dois tiveram um filho.

Depois de 15 anos de relação turbulenta, os dois se separaram. Garrincha abusava do álcool e bateu tantas vezes na mulher que chegou a quebrar os dentes dela. O jogador morreu de cirrose há 40 anos. Sobre o ex-marido, Elza costumava dizer: “Como toda pessoa que sofre dessa doença terrível, ele se alterava quando bebia. Ele era o médico e o monstro.”

Então, na despedida, fica um dos principais recados de Elza Soares às mulheres:


Nos siga no Google Notícias