ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Fotos colorizadas de Roberto Higa mostram Campo Grande viva e retrô

Ângela Kempfer | 28/02/2012 15:24
Blitz em frente à construção do Hospital São Lucas, na década de 70. (Fotos: Roberto Higa)
Blitz em frente à construção do Hospital São Lucas, na década de 70. (Fotos: Roberto Higa)

Tudo era preto e branco em uma época em que revelação colorida custava muito dinheiro e só existia em grandes centros no Brasil. A Igreja Matriz, o relógio da 14 de Julho, as obras e as transformações em Campo Grande eram registradas sem o colorido de uma cidade viva.

O preto e branco ainda hoje fascina fotógrafos e quem tem paixão pela imagem impressa, mas para Roberto Higa o diferente é sempre bem vindo.

Em uma nova exposição sobre a cidade que já rendeu muitos registros e mostras itinerantes, o nosso maior fotógrafo manipulou as cores, mas não a história.

Uma a uma, Higa foi colorizando fotos antigas, algumas de uma Capital que ainda era cidade do interior do Mato Grosso.

Nas décadas de 70 e 80, registrou personalidades e o cotidiano. Em 2012 olhou para as imagens em preto e branco e lembrou de cada ponto colorido na história. “Tive a idéia no Carnaval, ao ver uma foto minha de quando tinha 2 anos e foi colorizada para a minha mãe”, conta.

Higa chamou o web design Jair de Oliveira e pediu uma solução para colorizar o material, já que técnicas antigas já não funcionavam.

Antiga matriz de Santo Antônio, na Calógeras.
Antiga matriz de Santo Antônio, na Calógeras.
A foto do menino Higa, que deu a idéia sobre a mostra retrô.
A foto do menino Higa, que deu a idéia sobre a mostra retrô.

“O papel mudou com o tempo e a impressão passou a ser feita em um material mais plástico. Tentei colorir como fazia antigamente, com nanquim, mas a tinta escorreu”, explica Higa.

No computador, foi recuperando semanas a fio o colorido original. A Igreja de Santo Antônio, que hoje está em prédio mais moderno, nos anos 70 era igrejinha. Azul e branca, em dia de missa era cercada por carros vermelhos, amarelos, azuis...

O relógio da 14 de Julho tinha um amarelo recortado pelo branco cal, bem diferente do visto agora no Centro da cidade.

Na exposição aparece até a mãe do prefeito, dona Terezinha Trad, que de preto e branco ganhou baton vermelho e blusa verde água.

Há também o curioso, como o veículo SP2 vermelho, sem placas de tão novo, parado durante um blitz em frente a construção do Hospital São Lucas, na década de 70. “Só tinha um carro desses aqui. Na hora lembrei da cor”, diz Higa.

A exposição de Roberto Higa será aberta hoje, às 19 horas, na Morada dos Baís. A entrada é franca. Apenas 6 fotos são colorizadas, outras 200 contam a história da cidade ainda em preto e branco.

Na exposição aparece até a mãe do prefeito, dona Terezinha Trad.
Na exposição aparece até a mãe do prefeito, dona Terezinha Trad.
Nos siga no Google Notícias