A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

24/04/2017 06:25

A bordo do Titanic, aniversariante leva convidados para jantar na 1ª classe

Em grande estilo, os convidados estiveram na noite do último sábado a bordo do RMS Titanic, navio que tinha como destino Nova Iorque, mas que nunca chegou

Paula Maciulevicius
Bolo cenográfico feito para a festa. (Foto: Alcides Neto)Bolo cenográfico feito para a festa. (Foto: Alcides Neto)

O convite já dava o tom da festa. A caixinha que chegou para cada um dos 50 convidados vinha com a réplica do "Coração do oceano", joia que Rose ganha do noivo Cal, no filme Titanic. Duas décadas depois de estrear no cinema, o longa virou tema para a comemoração dos 29 anos de Firmino. Em grande estilo, os convidados estiveram na noite do último sábado a bordo do RMS Titanic, navio que tinha como destino Nova Iorque, mas que nunca chegou.

A ideia do aniversariante, que já tem como tradição celebrar com festas temáticas, começou no dia seguinte ao da comemoração do ano passado. Depois de trazer a selva para dentro de casa com "O Rei Leão", ao completar 27, Firmino foi até Londres para comprar peças inéditas que levassem os convidados para o mundo de Harry Potter na festa de 28 anos. Para comemorar os 29, passou os últimos nove meses pensando como um passageiro britânico.

"Adoro festa temática. Começou bem pequenininho e dessa vez eu resolvi aproveitar. Então chamei decoradora e ficou bem profissional", conta o pecuarista Firmino Cortada. O rapaz chegou a viajar até os Estados Unidos para buscar inspiração, além de assistir mais vezes ao filme.

Firmino quis proporcionar aos convidados uma experiência de jantar no navio. (Foto: Alcides Neto)Firmino quis proporcionar aos convidados uma experiência de jantar no navio. (Foto: Alcides Neto)

No salão de festas do edifício da família, a mesa onde estavam o bolo cenográfico e os docinhos trazia réplicas dos pratos do próprio navio. Incrementavam a decoração materiais trazidos direto do Museu do Titanic, em Las Vegas, bem como os jornais que à época noticiaram o naufrágio.

A escolha pelo filme é explicada no jornal que ele fez aos convidados e remete às memórias de infância. "Minha mãe chegou um dia do cinema falando. Eu era criança, tinha 10 anos e ela contava de um filme que o navio afundava e um monte de gente morria", recorda.

No lançamento, Campo Grande só contava com dois cinemas, do Shopping Campo Grande e da 15 de Novembro, e filas quilométricas os tomavam. "Era uma sensação e ir ao cinema era uma experiência. Não era como hoje que está banalizado, era algo para o qual você se programava e o filme me marcou muito", descreve.

Firmino não entendia como poderia ser uma história real e, no entanto, os atores não morrerem de verdade. "E como foi uma coisa antes da época da internet, nas bancas chegavam revistas grossas com fotos, bastidores, acho que deixava também mais interessante", pontua o aniversariante.

Detalhes do bolo inspirado no filme. (Foto: Alcides Neto)Detalhes do bolo inspirado no filme. (Foto: Alcides Neto)
Réplica da joia Coração do oceano foi enviada como convite. (Foto: Alcides Neto)Réplica da joia "Coração do oceano" foi enviada como convite. (Foto: Alcides Neto)
Réplica dos pratos do próprio navio, comprados no Museu do Titanic, em Las Vegas. (Foto: Alcides Neto)Réplica dos pratos do próprio navio, comprados no Museu do Titanic, em Las Vegas. (Foto: Alcides Neto)
Entrada do salão de festas. (Foto: Alcides Neto)Entrada do salão de festas. (Foto: Alcides Neto)

Ainda menino, ele gastou R$ 50,00 para comprar as duas caixinhas do filme na extinta locadora MB. "E nossa, 50 reais naquela época era muito caro. Este foi um filme que sempre esteve muito presente e toda vez que passa você está assistindo. Ficou na minha cabeça e nunca mais saiu", justifica.

O que ele quis passar para os convidados foi a experiência de um jantar na primeira classe a bordo do Titanic. Para isso, além dos lugares nomeados nas mesas, a decoração dourada dava ao ambiente ares de um transatlântico de luxo. O menu também trazia frutos do mar e comidas requintadas.

"O legal é que as pessoas vestiram a camisa da festa. Minha tia foi no São Gonçalo, pediu luva e piteira e a atendente perguntou se era para a festa do Firmino", exemplifica. No convite, cada um dos amigos e familiares recebia um cartão de embarque que, além das informações da festa, trazia o motivo pelo qual a pessoa embarcou.

"Este é o meu e está escrito 'para comemorar seu 29º aniversário e o sonho de gritar na proa do navio: 'I'm the king of the world'", explica o pecuarista.

Decoração da mesa. (Foto: Alcides Neto)Decoração da mesa. (Foto: Alcides Neto)
Os detalhes em cada um dos lugares. (Foto: Alcides Neto)Os detalhes em cada um dos lugares. (Foto: Alcides Neto)
Pôsteres da época. (Foto: Alcides Neto)Pôsteres da época. (Foto: Alcides Neto)
E recortes de jornais. (Foto: Alcides Neto)E recortes de jornais. (Foto: Alcides Neto)
Na manchete, jornal foi comprado em museu nos Estados Unidos. (Foto: Alcides Neto)Na manchete, jornal foi comprado em museu nos Estados Unidos. (Foto: Alcides Neto)
Itens de navio estiveram espalhados pela decoração. (Foto: Alcides Neto)Itens de navio estiveram espalhados pela decoração. (Foto: Alcides Neto)
E das boias salva-vidas nos docinhos. (Foto: Alcides Neto)E das boias salva-vidas nos docinhos. (Foto: Alcides Neto)

A repercussão nas redes sociais foi grande a ponto de trazer timidez ao simpático aniversariante. "Muita gente escreveu, acho que foi pelo convite. Eu só agradecia", diz. Os convidados já sabiam do tema antes mesmo da joia chegar aos endereços.

Junto com a indicação de traje, longo para as mulheres e smoking para os homens, Firmino também enviou imagens como referência. A produção dele era baseada na roupa que Cal, o noivo de Rose, usava quando não estava nos jantares do navio.

"Eram vestidos de alta costura, luva, chapéu, piteira e leque para as mulheres e smoking para os homens. Também tinha a terceira classe como opção, que era só bata e suspensório", completa.

Além dos coletes salva-vidas que a decoração trazia, Firmino recriou uma das cenas emblemáticas de Titanic: aquela em que Rose, em um divã, posa para o mocinho Jack dentro do quarto. "Contratei o rapaz que faz caricatura na feira e aqui as pessoas podem fazer como a Rose, deitar", fala o aniversariante.

Cada um dos presentes também recebia o bilhetinho que Jack escreve e entrega nas mãos de Rose na oportunidade do jantar na primeira classe. "Faça valer a pena. O que na verdade quer dizer para as pessoas aproveitarem a festa", explica Firmino. 

Curta o Lado B no Facebook


Divã onde Rose posou para Jack. (Foto: Alcides Neto)Divã onde Rose posou para Jack. (Foto: Alcides Neto)
Convidados puderam brincar de recriar a cena. (Foto: Alcides Neto)Convidados puderam brincar de recriar a cena. (Foto: Alcides Neto)
Reprodução do navio, peça também veio dos Estados Unidos. (Foto: Alcides Neto)Reprodução do navio, peça também veio dos Estados Unidos. (Foto: Alcides Neto)
A frase que Jack escreve à Rose foi entregue a todos os convidados. (Foto: Alcides Neto)A frase que Jack escreve à Rose foi entregue a todos os convidados. (Foto: Alcides Neto)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.