ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Acadêmicos fazem aulão em praça para um pensamento crítico menos desmerecido

No fim de semana, aulão público e exposição de 22 trabalhos científicos movimentaram a Praça Ary Coelho

Danielle Valentim | 20/05/2019 08:09
projeto Ágora tem programação para o resto do ano nos quatro cantos de Campo Grande.(Foto: Danielle Valentim)
projeto Ágora tem programação para o resto do ano nos quatro cantos de Campo Grande.(Foto: Danielle Valentim)

Acadêmicos dos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, História e Direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) movimentaram a Praça Ary Coelho no fim de semana. Um aulão público levou debate, trabalhos científicos e muitas explicações antes só discutidas dentro das paredes das universidades. Quem passou pelo Centro teve a oportunidade de “sugar” conhecimento de muita gente disposta a debater. A boa notícia é que o Projeto Ágora tem programação para o resto do ano nos quatro cantos de Campo Grande.

O professor doutor em Filosofia Weiny César Pinto coordena o projeto Ágora. Segundo ele, a aula pública fora da universidade era planejada desde o início do semestre e não possui ligação com os últimos acontecimentos políticos no Brasil.

“Esse projeto está sendo pensando desde o primeiro dia de aula eu apresentei o plano de aula e falei sobre a aula pública. Mas por circunstância histórica o projeto se agiganta nesse contexto. Não foi o objetivo do projeto trazer o tema, mas acaba se colocando nesse contexto”, disse.

"Não vamos levar a salvação cultural, mas vamos nos surpreender com a cultura que vamos encontrar no bairro” pontua Weiny. (Foto: Danielle Valentim)
"Não vamos levar a salvação cultural, mas vamos nos surpreender com a cultura que vamos encontrar no bairro” pontua Weiny. (Foto: Danielle Valentim)

Weiny foi quem deu início a aula pública na Praça Ary Coelho. Em sua fala ressaltou concentração da Filosofia dentro das Universidades e a falta de conhecimento da população sobre o que é ciência. “A filosofia contribui para o pensamento crítico. Só um pensamento muito atento pode dar conta e superar as dificuldades do acesso à informação verdadeira. Não tenha dúvida de que a Filosofia é uma atividade fundamental para contribuir para esta atenção”, disse.

Porque Ágora? Na Grécia Antiga há duas grandes instituições culturais muito simbólicas, o Olimpo que é a morada dos deuses e a Ágora que é a construção dos homens, ou seja, a praça, o espaço de reunião pública, a feira.

“Não somos um projeto olímpico, mas somos o projeto Ágora, e isso fundamenta o grande objetivo do grupo que é ir para a rua, ir para reunião pública, discutir com a população a importâncias das ciências humanas no geral. Também queremos fazer Ágora, trazer o povo para as Ágoras da cidade. Imagine essa praça? Quais são as ágoras dos nossos bairros? O projeto também traz o trocadilho no nome Ágora, que chama certa urgência, além disso temos na logo, o balão vermelho que lembra o símbolo do WhatsApp”, pontua.

O evento contou com 22 banners de acadêmicos de primeiro semestre dos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, História e Direito, que inclusive prestou assessoria jurídica gratuita durante toda a manhã. Todos os trabalhos apresentados por calouros promoveram debates e comparações com o atual cenário, político, social e cultural em que vivemos.

O Acadêmico de Direito Victor Barbosa Pinto, de 21 anos, por exemplo, apresentou uma pesquisa sobre os direitos da sociedade sul-mato-grossense e levantou questionamentos sobre uma falha na regulamentação das audiências de custódias. Segundo ele, o simples fato do juiz ouvir presos e flagrante de segunda a sexta no período da manhã, prejudica quem é preso de forma irregular às sexta à tarde ou sábados e domingos.

“O Direito é ciências humanas na forma prática”, defendeu o acadêmico Victor. (Foto: Danielle Valentim)
“O Direito é ciências humanas na forma prática”, defendeu o acadêmico Victor. (Foto: Danielle Valentim)

O trabalho também explicou os procedimentos em uma prisão e os quantos às audiências efetivaram os Direitos Humanos. “O detido tem que de ser ouvido pelo juiz em 24 horas. Nesse momento é analisada a legalidade da prisão. Se a pessoa foi presa de forma injusta, esse e o momento dele ser liberado. Foi constatado, que em 35% dos casos de MS, foi determinada a liberdade da pessoa, então é um percentual considerável. O trabalho conclui que a audiência de custódia efetiva os direitos humanos, mas do jeito que foi regulamentado não leva igualdade a todos”, pontuou.

Victor também pontuou que a UFMS, principalmente, a Fadir (Faculdade de Direito) se empenha nas pesquisas sobre os direitos humanos. Ele ressalta que a faculdade pensa no social e precisa de fomento à pesquisa. “O Direito é ciências humanas na forma prática”, disse.

Durante toda a manhã, os alunos de maneira geral reforçaram que o debate dentro das aulas de ciências humanas, existe, mas quem precisa aprende a argumentar é quem está fora da sala. O evento que deve continuar nos bairros quer estreitar a relação acadêmica com o povo e incentivar o pensamento.

Banner da acadêmica de Ciências Sociais, Rosilene de Arruda Silva, mostrou a separação da filosofia e a religião(Foto: Danielle Valentim)
Banner da acadêmica de Ciências Sociais, Rosilene de Arruda Silva, mostrou a separação da filosofia e a religião(Foto: Danielle Valentim)
Professor Johnny defendeu que atos públicos, como o Ágora, promovem o saber de como a ciência é ampla e não se limita ao laboratório.(Foto: Danielle Valentim)
Professor Johnny defendeu que atos públicos, como o Ágora, promovem o saber de como a ciência é ampla e não se limita ao laboratório.(Foto: Danielle Valentim)

O banner da acadêmica de Ciências Sociais, Rosilene de Arruda Silva, mostrou a separação da filosofia e a religião, já que as duas se assemelham quando o assunto é pesquisa sobre o infinito, o universo. O trabalho foi baseado na obra de Introdução à história da filosofia do alemão Georg Willhel Friedrich Hegel.

“Enquanto a filosofia dá essa concepção por meio do pensamento, na religião é através de Deus. Na filosofia, o pensamento flui por si só, já na religião é via culto, eu preciso de um ritual, uma oração ou local, é nessa hora que as duas se separam. Basicamente, a filosofia explora a liberdade do espírito, enquanto a religião limita. É polêmico, será que um líder religioso vai entender e afirmar isso? Eu posso gerenciar a fé de alguém usando o nome de Deus na filosofia ninguém limita a mente de ninguém”, pontua.

O professor de cursinho Johnny Daniel, de 25 anos, participou da aula pública e defendeu que atos públicos, como o Ágora, promovem o saber de como a ciência é ampla e não se limita ao laboratório.

“Primeiro que há uma incompreensão do que seja ciência. Esse evento é importante para promover uma forma de saber e mostrar que ciência não é só formula química dentro do laboratório. Todas as áreas de saber são ciências. Precisamos entender que a ciências humanas também produz ciências, que é um sistema organizado, sistematizado, que produz observações a partir da realidade. Por exemplo, quando vou dar aula de política para os meus alunos e vamos discutir sobre democrática, eu parto do princípio do que é democracia brasileira, só depois pensamos o que ela pode ser. É normativo achar que “deve” ser”, destacou.

Acadêmicas Laura Luiza de Mendonça, de 19 anos, Maria Clarice dos Santos, de 18 anos e Ketlen Fernanda Rosa de Melo, de 19 anos. (Foto: Danielle Valentim)
Acadêmicas Laura Luiza de Mendonça, de 19 anos, Maria Clarice dos Santos, de 18 anos e Ketlen Fernanda Rosa de Melo, de 19 anos. (Foto: Danielle Valentim)
Trio Maria Laura Correa, de 21 anos, Stefany Cruz Athayde, de 18 anos, e Marcela Vitória, de 18 anos. (Foto: Danielle Valentim)
Trio Maria Laura Correa, de 21 anos, Stefany Cruz Athayde, de 18 anos, e Marcela Vitória, de 18 anos. (Foto: Danielle Valentim)

As acadêmicas Laura Luiza de Mendonça, de 19 anos, Maria Clarice dos Santos, de 18 anos e Ketlen Fernanda Rosa de Melo, de 19 anos, levaram à praça o livro da filósofa brasileira Marilene Chauí, que fala da história da filosofia. O banner expôs a importância da razão crítica nas ciências humanas, já que temos de ter a atitude filosófica de questionar nossas verdades.

“Nós temos que usar essa liberdade de conhecimento para discutir e ampliar as discussões. Nós temos dificuldade de expor nossas verdades e aceitar a dos outros, mas talvez essa troca de argumentação esteja distancia para alguns e fácil para outras. Eu, particularmente, acredito que a única forma de produzir debates é no boca a boca mesmo não nas redes sociais. Ato como este aqui na praça é uma forma de fazer com que isso aconteça. As pessoas perguntar e as população pode ter acesso a esses temas que nem sempre são trabalhados nas escolas”, disse Laura Luiza.

Já o trio Maria Laura Correa, de 21 anos, Stefany Cruz Athayde, de 18 anos, e Marcela Vitória, de 18 anos, levaram ao Centro o tema “A Busca da Verdade”. O trabalho foi baseado na entrevista do Filósofo francês Michel Foucault à Le Monde, na condição que a conversa fosse divulgada de forma anônima, pois naquela época Foucault já enxergava que a mídia vendia nomes e não ideias.

“A ideia de Foucault é de que estamos rodeados de juízes que apontam nossos erros, mas a falta de quem pode argumentar com a gente. Isso está muito presente no cenário atual. Como uma presidência que critica a universidade, mas não tem um argumento. Mas olha o que está acontecendo? acabamos de entrar na faculdade e já estamos na rua, levando o que é o produzido lá dentro para a população. Viemos agora tentar conversar com a população e mostrar que a gente precisa construir nossa verdade sozinha”, pontua Marcela.

“É preciso incomodar com as nossas verdades, mas é importante que os outros tenham conteúdo para confrontar”, frisa Maria. “A gente não constrói um pensamento só conversando com quem pensa igual a nós. Mas no debate tem de haver uma troca de ideias”, pontua Stefanny.

Professor de Filosofia Daniel Rico. (Foto: Danielle Valentim)
Professor de Filosofia Daniel Rico. (Foto: Danielle Valentim)

O professor de Filosofia Daniel Rico compareceu ao evento para prestigiar. “A filosofia está bastante trancada na universidade, porque é ali que se produz bastante produto acadêmico. Esse projeto é muito importante porque leva a comunicação da universidade para o público. A população não entende a utilidade, porque não têm contato. Ela te faz pensar”, disse.

Com ou sem corte - O projeto tem efeitos políticos, como qualquer projeto, mas é um projeto de base, com cortes ou sem corte o Ágora estará nas praças. Somos um projeto de cultura.

No próximo sábado (25) às 14h30 na Biblioteca Isaías Paim, no Memorial de Cultural, haverá uma palestra sobre o livro Fahrenheit 451 e logo após a exibição do filme.

Para o segundo semestre, já costa na programação Ágoras nas quatro pontas da cidade, no Aero Rancho, Nova Lima Moreninhas e Santo Amaro. “Cada um desses bairros vai receber o projeto Ágora numa ação junto ao bairro. Não vamos levar a salvação cultural, mas vamos nos surpreender com a cultura que vamos encontrar no bairro” pontua Weiny.

Projeto incentiva a valorização dos museus e a presença da escola nos espaços históricos. (Foto: Danielle Valentim)
Projeto incentiva a valorização dos museus e a presença da escola nos espaços históricos. (Foto: Danielle Valentim)
Nos siga no Google Notícias