ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Agosto era mês de Vera surpreender José, o grande amor que partiu há 4 anos

José Rubens Senefonte era juiz conhecido na cidade e morreu após um grave acidente de moto, em 2015

Thailla Torres | 20/08/2019 13:01
Em casa, Vera mostra algumas telas que José adorava e a foto especial do casal. (Foto: Henrique Kawaminami)
Em casa, Vera mostra algumas telas que José adorava e a foto especial do casal. (Foto: Henrique Kawaminami)

Durante anos Vera só queria pintar, independentemente da profissão, e sempre teve para quem entregar suas obras. Do outro lado, o marido era quem recebia cada pintura com elogios e abraços de amor. Todo mês de agosto, o mundo inteiro podia querer suas telas, mas para Vera única coisa que importava era presentear José Rubens Senefonte, com as cores que ele tanto amava.

“Agosto é o mês do meu aniversário e do Dia dos Pais, então, todo agosto era mês de presentear José com uma tela. Foi assim desde o início do casamento. Ele esperava ansioso pelo presente. E mesmo sabendo que era mais uma pintura, ele recebia todas como um presente inédito”, lembra Vera Senefonte, de 61 anos.

Um dos quadros que marido amava. (Foto: Henrique Kawaminami)
Um dos quadros que marido amava. (Foto: Henrique Kawaminami)

Vera foi casada com José durante 42 anos. Juiz conhecido, ele sofreu um acidente de moto em 2015 e morreu pouco mais de um mês após a fatalidade. Pintar nunca mais foi mesma coisa, diz a esposa, mas nos últimos meses ela quis dar a volta por cima, impulsionada pelo carinho que permanece intacto no peito, embora divida espaço com a saudade do marido.

“Ele era a minha motivação. Quando eu estava triste, José não me deixava chorar, me dava tintas e pedia para eu colocar minhas emoções na pintura. Ela sabia exatamente o que estava fazendo”, conta.

Vera não se entristecia e pintava. Suas obras também nunca foram vendidas, a pedido do marido, que coloria o gabinete com as telas. “Outras eu doava, ele não me deixava vender, era um fã número 1 das telas”.

O mês de agosto era especial para presentear José e agora viu motivo extra para Vera continuar pintando. “Depois de um longo tempo longe dos pincéis, resolvi voltar a pintar e quis comemorar meu aniversário, que foi no último dia 18, de um jeito diferente”.

Porta-retrato com fotos de José e Vera pequeninhos.  (Foto: Henrique Kawaminami)
Porta-retrato com fotos de José e Vera pequeninhos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Nesta terça-feira, Vera foi até a Deam (Delegacia de Atendimento a Mulher), na Casa da Mulher Brasileira, entregar uma tela em homenagem ao Agosto Lilás, mês de campanha de combate à violência contra mulher. “Eu quis presentear de coração, porque é algo que me faz bem”, diz. “Lembro-me muito do sorriso de José toda vez que ele olhava para uma tela. Ele era um homem amoroso com as artes”.

A tela foi recebida nesta manhã pelas delegadas Thais França e Jennifer Estevam de Araújo. Vera depois recebeu o Lado B em casa, mostrando o que ficou das cores que José tanto gostava. “Quando ele faleceu, algumas telas foram para o consultório do meu filho que é médico, outras vieram para o meu apartamento. Continuo não vendendo nada, procuro sempre doar”, afirma.

A saudade ainda está pela casa, nas fotografias e telas de José, mas o que ficou em Vera é mais forte do qualquer ausência. “José sempre foi muito reservado, mas um marido carinho, um pai bondoso e preocupado com o ser humano. Quando eu me lembro de tudo isso, tentando não dar espaço para a tristeza e foi exatamente o que ele sempre nos ensinou em vida”.

Senefonte, como era conhecido, nasceu na cidade paulista de Uchoa e ingressou na magistratura em novembro de 2000. Ele atuou nas comarcas de São Gabriel do Oeste, Corumbá, Três Lagoas e Campo Grande. Em maio de 2015, um mês após o acidente, ele havia sido removido para ser titular da 1ª Vara Cível. Também estava feliz com o início de um mestrado. Além da esposa, José deixou três filhos.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Vera (à esquerda) entregou tela para delegadas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). (Foto: Clayton Neves)
Vera (à esquerda) entregou tela para delegadas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). (Foto: Clayton Neves)
Nos siga no Google Notícias