ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Amigos voltam à escola de infância para comemorar 50 anos de instituição

Escola Dr. Tertuliano Meireles fez festa neste sábado (dia 11) para celebrar 50 anos da instituição

Mayara Bueno | 11/08/2018 12:45
Idalício Fernandes e Edson José Alce próximos da árvore que restou dos tempos deles de escola. (Foto: Mayara Bueno).
Idalício Fernandes e Edson José Alce próximos da árvore que restou dos tempos deles de escola. (Foto: Mayara Bueno).

Ao lado da única árvore das quatro que existiam lado a lado, o militar aposentado da Marinha, Idalício Fernandes, 53 anos, recorda os tempos de estudante na Escola Municipal Dr. Tertuliano Meireles, no dia em que a instituição de ensino comemora 50 anos.

É ali que o militar diz ter as melhores lembranças do período que estudou a 6ª, 7ª, 8ª séries entre 1979 e 1981, justamente porque é única árvore que sobreviveu. "É marcante", conta.

Por lá, ocorreu neste sábado (dia 11) uma festa para alunos, ex-alunos, além da comunidade escolar. Idalício e o amigo da mesma escola, Edson José Alce, 53 anos, que nunca se afastou por completo do ambiente, voltaram para comemorar.

Mesmo com as rotinas e tempo completamente diferentes, um grupo, hoje no Whatsapp, mantém os estudantes daquela época unidos, e, pelo menos uma vez ano, rola um encontro da amizade criada no Tertuliano. 

"E nisso tudo, nós acompanhamos o crescimento da escola. Minha mãe trabalhou como merendeira por 30 anos aqui. Fora isso, essa escola tem um papel fundamental no desenvolvimento dos meninos da região".

Eles contam que a importância da instituição de ensino vai além da formação dentro de sala de aula. No passado, os moradores da região tinham poucas opções de lazer. Então, o espaço, hoje maior, era utilizado como um local para prática de esporte e outras atividades.

"Se não estávamos na aula, estávamos aqui", disse apontando para o lugar onde hoje existe uma quadra. "Mesmo nas férias, ficávamos aqui dentro. A hora que entrei foi impossível não sentir uma nostalgia", relata Edson.

Os três amigos de infância na escola onde se conheceram. (Foto: Mayara Bueno).
Os três amigos de infância na escola onde se conheceram. (Foto: Mayara Bueno).

Ao lado dos dois amigos, que contabilizam ao menos 40 anos de amizade, a autônoma Elenice Nogueira, 50 anos, também tem histórias para contar do lugar. O amor e a confiança na instituição são tantos que, além dela, filha e neto estudaram na escola também.

Até mesmo a atuação profissional faz com que ela vá frequentemente para a escola, já que comercializa roupas e tem clientes na escola. "Eu não saio daqui", brinca.

50 anos - Neste sábado, ocorreram festas para comemorar o aniversário de duas escolas, que completaram 50 anos. Além da Escola Municipal Dr. Tertuliano, a escola Professor Licurgo de Oliveira Bastos. Nos dois locais, o dia foi de festa com direito a bolo, música e apresentações.

A escola do Jardim Anahy tem quase 1 mil alunos, segundo a diretora da instituição de ensino, Ana Rita Lopes. As aulas ocorrem nos três turnos e a ideia da prefeitura de Campo Grande é comprar o terreno ao lado para ampliar a escola.

Nos siga no Google Notícias