ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Ao trocar carteira pela cama, alunos continuam ao lado do professor no hospital

Paula Maciulevicius | 14/09/2014 07:39
Quando falta a lousa e a carteira, o leito vira sala de aula para professores e alunos que se cruzam no hospital.  (Foto: Marcelo Callazans)
Quando falta a lousa e a carteira, o leito vira sala de aula para professores e alunos que se cruzam no hospital. (Foto: Marcelo Callazans)

A rotina da aula não segue os cinco tempos normais da escola, se concentra em ser em bem menos tempo e individual. Quando falta a lousa e a carteira, o leito vira sala de aula para professores e alunos que se cruzam no hospital.

"A gente veio estudar ortografia, G e J...", diz a mestre. Quem de fora ouve tem a certeza de que ali tem uma escola. No entanto, a professora Mari Sandra está sentada, junto do estudante Rian Pinheiro, em uma cama de hospital. O uniforme escolar o menino substituiu forçadamente pela roupa hospitalar desde que um acidente doméstico lhe cortou parte do dedo. 

No 7° ano na escola, ele não vê a hora de voltar para casa e mais ainda para os estudos na sala coletiva. "Eu prefiro lá, tem meus amigos", diz timidamente. 

O Lado B acompanhou a classe hospitalar da Santa Casa de Campo Grande. Ao todo, são quatro pedagogas e mais os professores de matérias específicas para conteúdos do Ensino Médio que trabalham em meio à recuperação dos pacientes/alunos.

Classe hospitalar fica no 6º andar, no setor da Pediatria. (Foto: Marcelo Callazans)
Classe hospitalar fica no 6º andar, no setor da Pediatria. (Foto: Marcelo Callazans)

Vera Aparecida Varzin Cabistani é uma das professoras da Santa Casa. A classe hospitalar fica no 6º andar, no setor da Pediatria, mas salas separadas estão espalhadas pela Ortopedia e no setor de queimados para abrigar os pacientes que não podem ir para longe do quarto. Quando nem sair da cama é possível, são as professoras que vão até elas.

"Quando o aluno chega, nós que entramos em contato com a escola para comunicar a internação. Às vezes os pais nem lembram disso, nós explicamos que ele está de atestado médico", explica Vera. No caso de pacientes sem previsão de alta, a escola envia atividades e provas referentes ao conteúdo que os demais colegas estão estudando. Quando os dias de internação são menores, os alunos vão acompanhando pelo material disponível nas classes.

"Ele não perde conteúdo e às vezes volta até melhor, porque o atendimento é como aula particular", completa Vera.

Hoje no Estado são oito classes hospitalares coordenadas pela Secretaria Estadual de Educação, em Dourados e em fase de implantação em Corumbá e mais quatro divididas entre a Santa Casa, AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Hospital Regional, Hospital Universitário e o Nosso Lar.

Kelvin é o paciente/aluno com mais tempo, hoje, na Santa Casa. (Foto: Marcelo Callazans)
Kelvin é o paciente/aluno com mais tempo, hoje, na Santa Casa. (Foto: Marcelo Callazans)

"As crianças são atendidas independentemente da rede, tem idade escolar? Então os professores se organizam de acordo com o material", descreve a coordenadora da Secretaria, Vera Lúcia Gomes Carbonari.

Na primeira aula, que dura em média 40 minutos, as professoras avaliam o nível da criança e a melhor forma de proceder com as atividades. "Essa material pedagógico é de apoio, ela está no conteúdo de burguesia, então já discutimos aqui. Agora estamos na globalização", explica a professora Isabel Duarte de Souza que dava aula à uma paciente de 11 anos.

Como às vezes as crianças estão mais debilitadas, antes de tudo é preciso ter autorização dos médicos para iniciar a aula. "São aulas de máximo 40 minutos. Às vezes ele cansa, vai brincar, volta. Eu me preocupo com a qualidade. Se a criança fizer uma boa devolutiva, eu fico feliz", reforça Isabel.

Kelvin Rodrigues é o paciente/aluno com mais tempo, hoje, na Santa Casa. Entre idas e vindas por conta de uma cirurgia no fêmur, já são quatro meses fora da escola normal. Morador de Rio Verde, o menino de 12 anos está há mais de 20 dias tendo aulas no hospital. "Já tive aula no Pronto Socorro e depois eu vou até a salinha", conta. Estudante do 6° ano, ele já está até acostumado. "Se dá para colar? Dá sim, tem amigos no quarto", responde. Os colegas, neste caso não são de classe e sim de hospital.

Nos siga no Google Notícias