ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Ao volante de carretas desde os 14, Janaína largou mão do Direito pela estrada

Casada e mãe de duas filhas, caminhoneira divide rotina familiar com a profissional transportando alimentos MS afora

Danielle Valentim | 27/08/2019 06:15
Janaína recebeu o Lado B durante os preparativos para voltar à estrada. (Foto: Danielle Valentim)
Janaína recebeu o Lado B durante os preparativos para voltar à estrada. (Foto: Danielle Valentim)

Foi em meio a produção do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Direito, que Janaína Paim da Silva, de 35 anos, resolveu retomar de vez à paixão descoberta aos 14 anos. Diferente da maioria das pessoas, a campo-grandense aprendeu a dirigir em uma carreta e, desde então, teve a certeza do que queria para o resto da vida.

Janaína recebeu o Lado B durante os preparativos para voltar à estrada. A bordo de um LS Baú puxado por um cavalinho Iveco cursor, 330 cavalos, a caminhoneira corta estados do país em um caminhão no toco, que transporta até 28 toneladas. Há sete meses, a caminhoneira leva o que se chama de carga seca pela empresa Brasil Central.

Casada e mãe de duas filhas, de 4 e 9 anos, há dez anos Janaína divide a rotina familiar com a profissional, transportando alimentos Mato Grosso do Sul afora.

A motorista sempre é a primeira mulher nas empresas por onde passa e por amor ao que faz não abre mão de rodar quilômetros com toneladas sob sua responsabilidade.

Janaína tem duas filhas. (Foto: Danielle Valentim)
Janaína tem duas filhas. (Foto: Danielle Valentim)

O primeiro casamento de Janaína durou 15 anos e foi o ex-marido quem a ensinou dirigir, quando tinha apenas 14 anos. Depois disso, Janaína passou a conciliar a boleia do caminhão com a faculdade de Direito, mas a paixão pela estrada foi maior que o sonho do diploma e a motorista trancou o curso no oitavo semestre.

“Desde que aprendi a dirigir vivia na boleia do caminhão. Nesse meio tempo fiz Direito e já estava fazendo o TCC, quando decidi trancar e voltar a dirigir”, conta.

Assim que separou, Janaína voltou a morar com a mãe e começou a transportar cimento. Entre os transportes do material a um canteiro de obras da MS-040, em Santa Rita do Pardo, conheceu o atual marido com quem teve a segunda filha.

“Ele era laboratorista de solo de outra empresa e eu dei uma carona até o alojamento da cidade. Trocamos telefone e uma semana depois já estávamos namorando. Quando eu o vi foi amor à primeira vista. Depois de cimenteira, fui motorista de ônibus da Cruzeiro do Sul, motorista no Canavieiro em Nova Alvorada do Sul, onde também passei a ser instrutora e agora estou no baú”, explica.

Cozinha adaptada. (Foto: Danielle Valentim)
Cozinha adaptada. (Foto: Danielle Valentim)
Cama de Janaína dentro da cabine. (Foto: Danielle Valentim)
Cama de Janaína dentro da cabine. (Foto: Danielle Valentim)

Para quem encontra com a pequena grande mulher em postos de rodovias do país, mal imagina o veículo que ela está conduzindo. Além disso, a motorista põe a mão na massa quando precisa.

“Às vezes eu paro em posto e motorista de um caminhãozinho truck fica me esperado passar para ver onde eu vou. Quando eu passo a pessoa se surpreende: é você que está com essa carreta? E eu respondo que sim. Às vezes também estraga alguma coisa e se eu souber consertar eu conserto. As vezes uma lâmpada, completar óleo, desengatar, tudo isso eu faço sozinha. O bom de ser mulher é que sempre te oferecem ajuda”, frisa.

Em toda a carreira, a rota mais longe feita por Janaína foi Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Mas na atual empresa a entrega mais distante foi em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Família viajando junta. (Foto: Arquivo Pessoal)
Família viajando junta. (Foto: Arquivo Pessoal)
Adaptação da rede na cabine. (Foto: Arquivo Pessoal)
Adaptação da rede na cabine. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nos últimos dez anos, Janaína tentou parar de dirigir para ficar mais tempo com a família, mas segundo ela, “quando o diesel entra nas veias” não tem jeito. O atual marido é quem ajuda com as filhas.

“Eu tinha saído das estradas, mas a paixão pelas estradas falou mais alto. Meu marido ajuda muito. As vezes viajamos juntos e voltamos até redes dentro da cabine”, frisa.

Em época de férias, a família encara viagens de carreta e arma até redes na cabine do caminhão. Na cozinha de Janaína tem de tudo e o cardápio é variado. Entre as mercadorias da mini-despensa, a erva de tereré que não pode faltar.

Para quem pensa em começar a dirigir, Janaína incentiva. “Aproveita enquanto há tempo. A vida passa depressa então, corre atrás. Tem as dificuldades, tem. Como qualquer outra profissão. Mas é muito gratificante. Não adianta insistir no que não gosta porque você não vai ser feliz”, finaliza.

Na Cruzeiro do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na Cruzeiro do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)
Conferindo notas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Conferindo notas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias