ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Aos pais, filha deixou legado de felicidade que Ivo e Mari reencontram na Kombi

Maricota é a Kombi de 2010 equipada para rodar o País nas mãos do casal aventureiro

Thailla Torres | 17/07/2017 06:15
Mari sugeriu trocar o carro da família por uma Kombi na condição de serem felizes. (Foto: Marcos Ermínio)
Mari sugeriu trocar o carro da família por uma Kombi na condição de serem felizes. (Foto: Marcos Ermínio)

Há 12 meses, Mari Schultz, de 53 anos, sugeriu ao marido que trocassem o carro novo por uma Kombi, com direito a só uma ressalva: "A gente vai ser feliz". O marido, Ivo Schultz, de 58 anos, até pensou em dizer não, mas sabia bem do que a mulher estava falando. Mari se lembrou da filha, Estela, que partiu aos 12 anos de idade vítima de uma doença renal, mas deixou um legado de alegria e busca eterna da felicidade para os pais.

A história de Estela é lembrada com saudade desde que a menina faleceu em 2000. Assim que a notícia chegou, dali em diante, apesar de toda dor, Ivo e Mari nunca deixaram de lutar. Criaram outros dois filhos e mantiveram o espírito aventureiro da família, reflexo do sorriso da filha que se foi tão cedo. 

A saudade é tamanha, mas as recordações são tão boas, que Mari restringe qualquer comentário triste sobre a morte de Estela. E leva o sorriso da filha como o ponto de partida para uma vida diferente antes da chegada dos 60 anos.

Kombi toda adaptada. (Foto: Marcos Ermínio)
Kombi toda adaptada. (Foto: Marcos Ermínio)
Recebeu equipamentos que auxiliam durante toda viagem. (Foto: Marcos Ermínio)
Recebeu equipamentos que auxiliam durante toda viagem. (Foto: Marcos Ermínio)

"Desde que a Estela se foi, sempre pensei no que realmente vale a pena nessa vida. Deixei de ser razão para ser feliz todos os dias. E a gente não quer escravo do compromisso sem se importar com o que é realmente simples na nossa vida. Por isso eu dei a ideia de comprar um Kombi", justifica. 

O casal sempre gostou de viajar, acampar e levar os filhos para curtir uma aventura, por isso a nova aquisição foi a chance de colocar em prática o sonho de cruzar novos caminhos.

"Já viajamos de moto até o meio do Pantanal. E agora que ficamos mais maduros é a nossa chance de sair por aí conhecendo muito mais", diz Ivo.

Mas para vender o carro da família, foi preciso ir mais longe. Nascido no Rio Grande do Sul, Ivo arrumou contatos em Santa Maria para conseguir um veículo mais barato e de confiança, já que uma longa jornada de reformas estava prevista. "Vim dirigindo a Kombi que era só lataria. Cheguei aqui, fiz um orçamento e vi que não ia gastar pouco".

Depois que Mari deu a ideia, o marido fez questão de personalizar a Kombi que ganhou nome em homenagem a esposa e a cidade natal. "Ela passou a se chamar Maricota, acho que combina perfeitamente com ela", afirma.

A Maricota na garagem do casal. (Foto: Marcos Ermínio)
A Maricota na garagem do casal. (Foto: Marcos Ermínio)

Na restauração, Ivo colocou a mão na massa. "Eu já tinha habilidade em alguns consertos. Então fiz todo o isolamento térmico, coloquei o forro, planejei uma cama, equipei com mesa, ar-condicionado e micro-ondas, tudo que a gente precisa para viajar".

Longe do conforto de casa, o casal parece à vontade com as noites pela estrada, apesar dos perrengues. "Já fizemos algumas viagens pelo interior e agora pretendemos ir para outros estados. Não é fácil, a gente dorme em posto, toma banho onde encontra chuveiro e aqui dentro é tudo mais regrado. Mas a sensação de liberdade é uma coisa que não tem preço", pontua.

A ''Maricota'' é de 2010 e até hoje só deixou Ivo na mão uma vez, mas independente do problema, ele garante que sabe resolver. "Ela chegou a ter uma uma pane elétrica, mas a Kombi é muito fácil de arrumar, e como eu já tive muitos carros, só pelo barulho, já sei qual é o problema, e até isso torna a viagem mais divertida", afirma.

Se a vida vai mudar daqui pra frente? Mari e Ivo não têm dúvidas. "Quero ficar velho sem ter me arrependido de não ter feito algo", afirma Ivo. E Mari completa com as lembranças da filha. "Tenho certeza que Estela entraria na viagem conosco e deve estar muito feliz com a nossa jornada", comemora a mãe.

Curta o Lado B no Facebook.

O casal agora vive à vontade com as noites pela estrada. (Foto: Marcos Ermínio)
O casal agora vive à vontade com as noites pela estrada. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias