ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Bebida alcoólica e quarentena, cuidado com essa combinação!

Se você está bebendo todos os dias durante a quarentena, fique atento pois esse hábito pode baixar sua imunidade

Lucas Mamédio | 30/03/2020 07:30
Hábito que antes se restringia ao final de semana, agora virou diário.
Hábito que antes se restringia ao final de semana, agora virou diário.

São vários os efeitos da quarentena na vida das pessoas. Tem gente que aproveita o tempo em casa para organizar as coisas, há quem passe o tempo jogando, lendo, assistindo filmes e séries, enfim, as possibilidades são várias. Porém, há também um perceptível aumento no número de pessoas que passou a beber em casa, mas não só beber, e sim fazer disso um hábito.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, não existe, ainda, um consenso sobre o consumo de álcool. Alguns trabalhos afirmam que essas bebidas até oferecem um fator antioxidante para o organismo, mas o fato é que elas, também, atuam como imunossupressores, ou seja, em grande quantidade e com frequência, podem prejudicar o sistema imunológico.

De acordo com órgão, o consumo exagerado de álcool pode ser ainda mais preocupante se a pessoa deixar, por exemplo, de fazer as refeições e substituir o almoço ou jantar pela bebida alcoólica.

O Lado B conversou com pessoas, algumas não quiseram se expor, justamente por saberem quão delicado é o assunto, sobre a aquisição desse “novo hábito”.

É o caso de um estudante de 22 anos que mora com o pai em Campo Grande. Ele, que já bebia todo fim de semana, “os três dias do fim de semana pelo menos”, por estar em casa todos os dias durante  quarentena, está bebendo diariamente.

“Trabalho de home office pela manhã no meu estágio, à tarde compro uma cerveja e geralmente bebo à noite. Tem sido assim as últimas semanas”.

Perguntado se não tem receio de ingerir bebida todos os dias, ele diz que não. “É só um período passageiro. Depois volta tudo ao normal, eu tenho é que aproveitar, ficar em casa o dia todo é muito chato, preciso de uma cervejinha (risos)”.

Já uma advogada de 27 anos que conversamos, percebeu que estava indo longe demais e, antes mesmo da quarentena acabar, mudou o hábito. Ela, que mora sozinha, conta que tem histórico de familiares alcoólicos e isso a preocupa.

De uma taça de vinho diariamente, a advogada passou a beber mais e misturar.
De uma taça de vinho diariamente, a advogada passou a beber mais e misturar.

“Sempre tomei uma taça ou outra de vinho quase que diariamente e nunca tinha visto como um problema. Mas agora, durante esse período forçado em casa, comecei a exagerar um pouco, a misturar, então estou tentando diminuir, hoje (domingo), por exemplo, não vou beber”.

Já a compradora Raquel Avelar Rodrigues está conseguindo lidar bem com a bebida na quarentena. Ela até postou em suas redes sociais a frase irônica: “Nóis tá de isolamento, mas não de abstinência”.

Ela conta que “foi mais uma brincadeira pra contrapor a situação atual. Como estou de home office, mantenho a rotina normal e umas cervejinhas no final de semana enquanto durar o estoque.”

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A mudança de hábito é perceptível também para quem vende bebida. Segundo o dono de uma conveniência na avenida Fávio Zahran, Kaique Moretti, aumentou bastante a venda de bebida alcoólica.

“Quem tem dinheiro e não está trabalhando vem quase todo dia. Até mais de uma vez ao dia dependendo das pessoas”.

Tome cuidado caro amigo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que não existe volume seguro de álcool a ser consumido, porque ele é tóxico para o organismo humano e pode provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepático, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com riso de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição, como dissemos, da imunidade.

Claro que uma cervejinha, uma taça de vinho ou seja lá o que gostar, não vai fazer mal. Mas é como diz o velho ditado: “A diferença entre o veneno e o remédio é dose”, maneire na dose, portanto.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias