ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Casamento virou evento tão cheio de regras que tem gente querendo banir crianças

Paula Maciulevicius | 29/04/2017 07:05
Imagem feita de um menininho de 2 anos, enquanto a mãe era madrinha de casamento e usada na reportagem que fala o quanto as crianças dão graça à festa. (Foto: Arquivo/Marcus Moriyama)
Imagem feita de um menininho de 2 anos, enquanto a mãe era madrinha de casamento e usada na reportagem que fala o quanto as crianças dão graça à festa. (Foto: Arquivo/Marcus Moriyama)

A semana termina com uma polêmica nas redes sociais. De um lado, quem organiza casamentos em Campo Grande declara ser falta de educação levar crianças à cerimônia. De outro, mães que se sentiram ofendidas com o discurso. A intolerância chegou até o altar.

No Instagram, uma das cerimonialistas mais conhecidas da cidade, Patrícia Faracco, postou que a questão é cada vez mais difícil para as noivas. A intenção era de discutir como falar aos convidados que as crianças não são benvindas. 

Com uma imagem ilustrativa de três daminhas, a cerimonialista descreveu na legenda que casamento não era lugar de crianças, argumentando que horário, comida, local e música não eram adequados aos pequenos.

Postagem do Instagram, a intenção era discutir como falar aos convidados que as crianças não são benvindas.
Postagem do Instagram, a intenção era discutir como falar aos convidados que as crianças não são benvindas.

"Nada em um casamento é adequado para crianças. É muita falta de educação levar crianças em um casamento a não ser que sejam damas e pajens ou parentes muito próximos do noivos como sobrinhos e não tenham realmente com quem ficar. CASAMENTO NÃO É FESTA INFANTIL", finalizou em letras garrafais.

Procurada pelo Lado B, Patrícia disse que não conversaria por telefone, para não aumentar a polêmica e que falaria apenas pessoalmente na próxima terça-feira. Mas frisou que trabalha com cerimonial há anos e que "adora crianças".

A questão não se baseia na opinião pessoal de Patrícia, pelo contrário. Com anos de trabalho à frente da organização de casamentos, a postagem reflete o quão incomodados os noivos estão com isso.

Padre da Paróquia São João Bosco, Aldir da Silva, de 47 anos, resumiu como "absurda" a afirmação. "É um absurdo falar que a criança não é benvinda, porque uma das propriedade do matrimônio é a procriação e na igreja, esta é uma festa de família e que toda família deve estar em torno. É uma inversão de valores se eu digo que não é lugar de criança".

Na interpretação dele, o conceito por trás de uma ideia desta é de que a criança é mal educada e vai atrapalhar. "E ela nunca atrapalha. A criança tem a sua dinamicidade e na cerimônia fica até mais atrativa. Filho não é estorvo, criança é uma benção", completa.

O contra-valor que o padre enxerga é que noivos não estão vendo que é uma vida que está em jogo. "Reflete o que eles pensam. Para a criança aprender a se comportar, a festa é um ato educativo e se eu impeço, eu estou cerceando aquela família de educar sua criança", enfatiza Aldir.

Se levar em conta um possível "incômodo" dos pequenos, o padre vai além nas comparações. "A fragilidade da criança é que ela não pode se defender. Mas então vamos tirar fotógrafos que às vezes são mal educados, vamos tirar decoradores que não sabem do espaço que o padre precisa, vamos tirar os convidados que têm celular e ficam atrapalhando as fotos. Daqui a pouco, vão tirar até os idosos, para ficarem só com aquilo que lhes satisfaz".

A repercussão nas redes sociais teve réplica. A Aldeia Materna, projeto que envolve a cultura da criação com apego e do apoio mútuo entre mães e famílias através da discussão da maternagem/paternalmente conscientes, se manifestou.

Em uma postagem, o grupo compartilhou o pensamento de que a inclusão da criança no mundo social é um ato de respeito à família. E que se não fosse para ser daminha ou pajens, não poderia ir?

Empreendedora social da Aldeia, Camila Zanetti, explica que a discussão chegou no grupo de WhatsApp e foi esmagadora a opinião das mães, que se sentiram oprimidas. "Eu já fui noiva, já preparei casamento e consigo entender as perspectivas das pessoas. Tudo o que não é visível para as pessoas é compreensível. A gente faz muita coisa sem parar para pensar na empatia, na necessidade do outro", diz.

Quando o casal se torna uma família com filhos, mas o que choca Camila é que em pleno século XXI, uma atitude desta, de exclusão, ganhe espaço. "As pessoas estão deixando de exercer a tolerância. As crianças incomodam porque são barulhentas? Por que comem docinho antes da hora? Você já perguntou para aquele casal amigo, se eles têm com quem deixar o filho deles?" questiona.

Uma possível solução seria a de perguntar, com antecedência, se os pais têm este apoio. "E dizer que não preparou nada para crianças, mas que se não tiver como, pode levar. Onde uma criança não é aceita, uma mulher não é aceita e eles são como qualquer ser humano, tem o direito de ir e vir. Agora vamos ficar todo mundo intolerante?", levanta Camila.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias