ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Com participação de feministas, Marcha da Maconha terá Bloco das Boladonas

Naiane Mesquita | 14/05/2016 07:15
Marcha ocorre em todo o Brasil, sempre com palavras de ordem a favor da liberação da maconha.
Marcha ocorre em todo o Brasil, sempre com palavras de ordem a favor da liberação da maconha.

Este ano, a Marcha da Maconha terá o Bloco das Boladonas, mulheres, feministas e maconheiras assumidas que levantam a bandeira do anti-proibicionismo em Campo Grande. O primeiro encontro das meninas acontecerá hoje, às 17h20, na Praça Aquidauana, com a proposta de difundir a iniciativa e confeccionar materiais para a marcha, que será no dia 21 de maio, às 14h20, em frente a Morada dos Baís.

O encontro intitulado de “Chá das Mina” é colaborativo e aberto ao público. Uma das jovens participantes, Marina Duarte, 23 anos, estudante do curso de Direito, afirma que o objetivo do encontro é organizar o bloco, que desde o ano passado já era sonhado. “A gente conseguiu tirar o bloquinho da rua ano passado de última hora, não tivemos uma reunião prévia. Então, dessa vez resolvemos organizar certinho e o encontro será no final de semana”, explica.

O bloco fará um debate político sobre feminismo e a proibição ao uso de drogas. “A marcha não é simplesmente uma festa onde a gente quer ter o direito de fumar maconha, mas sim uma discussão mais ampla sobre vários temas, como a guerra às drogas, nem tudo gira em torno da maconha, mas sobre segurança pública, saúde, feminismo. Temos vários pautas que podemos associar ao feminismo”, ressalta.

Marina acredita que a proibição da maconha anda de mãos dadas com outras questões de liberdade, inclusive, da mulher. “Nós temos direito ao nosso corpo, poder usar o que a gente quer, consumir o que quiser, o feminismo traz isso para várias esferas, como a proibição do aborto, que mata tantas mulheres no País e é apenas um tabu, uma questão religiosa”, exemplifica.

A Praça Aquidauana fica na rua Rui Barbosa, esquina com a 26 de agosto. Informações sobre o evento no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias