ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Com quase 40 anos de trabalho, Mariedna já fez ultrassom na cidade inteira

Paula Maciulevicius | 13/05/2016 06:06
Mariedna Queiroz Sobreira tem 63 anos de vida e 37 deles dedicados à mesma atividade: fazer ultrassom. (Foto: Fernando Antunes)
Mariedna Queiroz Sobreira tem 63 anos de vida e 37 deles dedicados à mesma atividade: fazer ultrassom. (Foto: Fernando Antunes)

De nascimento, ela é baiana. Mas de sotaque e coração? Sul-mato-grossense. Mariedna Queiroz Sobreira tem 63 anos de vida e 37 deles dedicados à mesma atividade: fazer ultrassom. A médica já fez o exame na cidade inteira e acumula fama de acertar em cheio o sexo do bebê. Pioneira no Estado, Mariedna é autodidata, aprendeu na prática num aparelho que nem sequer dava para ouvir o coração. 

O Lado B tinha uma curiosidade imensa de saber se a emoção continua depois de quase quatro décadas portando boas e às vezes más notícias. Mariedna ainda chora e também curte cada exame. Formada em Medicina na Federal daqui, foi no último ano de faculdade que a ultrassom lhe foi apresentada.

"Eu fazia ginecologia e obstetrícia, foi no final de 78, um professor meu, Nei Lacerda me convidou para trabalhar num aparelho que a maternidade tinha, era uma novidade que havia chegado. E eu me joguei de cabeça, não só de cabeça, de coração também", conta sorridente.

Mariedna ainda chora e também curte cada exame. (Foto: Fernando Antunes)
Mariedna ainda chora e também curte cada exame. (Foto: Fernando Antunes)

O primeiro aparelho era um Toshiba sem muitos recursos, onde não se conseguia ouvir o coração e também não era possível parar a imagem para fazer as medidas. "Fui a pioneira mesmo, comecei em dezembro e o Fauzi Adri em janeiro, senão me engano", detalha.

A paixão por bebês a fez - durante os primeiros três anos de formada - se dividir entre a ginecologia e obstetrícia e a ultrassom, mas passado esse período, resolveu se dedicar de vez às imagens na televisão. Coisa que faz até hoje, todos os dias, das 7h30 até o último paciente, que somados dá em média 45 ultrassons por dia.

"É muito bonito, emocionante. Muito gostoso quando eu vejo um bebê na barriga e mais ainda quando chega um daqueles marmanjos e fala: 'doutora, a senhora me viu na barriga da minha mãe'. Eu estou vendo um neto ali já", brinca a médica.

Foram quatro ou cinco anos para que o aparelho Toshiba fosse deixado de escanteio e Mariedna enfim pudesse ouvir o coração. Desde então, a tecnologia evoluiu de um tanto que é possível gravar o exame em pen drive.

"É muito bonito, emocionante. Muito gostoso quando eu vejo um bebê na barriga", diz. (Foto: Fernando Antunes)
"É muito bonito, emocionante. Muito gostoso quando eu vejo um bebê na barriga", diz. (Foto: Fernando Antunes)

A emoção na sala não fica restrita à mãe. A médica também vive um sentimento que define como gratificante. "Falar para um grávida que é menino ou menina. Toda grávida quer saber, ela chega aqui e fala eu vim ver o sexo, mas às vezes nessa idade ainda não dá. Só mesmo acima dos três meses", explica.

Sobre os acertos, ela admite a fama, mas fala que faz o possível. "Lógico que a gente não acerta tudo, porque somos humanos e passíveis de errar. Mas o segredo é você fazer tudo com muito amor. Isso é importante em qualquer profissão, amar o que faz".

Dentre as pacientes, é claro que tem gente "famosa" que se deita ali, só que na maioria das vezes, passa despercebido pela médica. "Quando sai é que alguém fala, é fulana, mulher do fulano. Mas como a única TV que eu vejo é essa aqui, eu nunca sei", brinca.

O dia a dia lhe ensinou que as notícias podem ser tristes, como dizer que o bebê tem alguma má formação ou ainda anunciar aquela mãe que veio para saber o sexo que o neném já não está mais vivo. "Eu choro com as minhas pacientes". Mas a médica também sorri. "Esses dias chegou um pai e uma mãe, e eu falei: 'você está deitada, o pai sentado, então vou dar a notícia de supetão: são gêmeos".

Acompanhamos uma ultrassom e vimos a sensibilidade com que Mariedna explica à futura mamãe que ali está o corpinho, o coração e as mãozinhas. Mas é o som das batidas que fascina e talvez seja este o motivo de ela ter escolhido ficar atrás da televisão.

"Não é fácil traduzir essa imagem, é difícil, principalmente no comecinho da gravidez. Às vezes demoro uns 30 minutos para descobrir o sexo. Eles também brincam com a gente", diz.

Curta o Lado B no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias