ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Como o que você veste influencia na maneira como se comunica?

A vestimenta pode interferir até em situações importantes, como uma contratação ou o sucesso de um negócio

Por Clayton Neves | 17/05/2025 08:50
Como o que você veste influencia na maneira como se comunica?
No universo da comunicação não-verbal, a roupa ocupa um lugar de destaque. (Foto: Osmar Veiga)

Já parou para pensar que, antes mesmo de dizer qualquer palavra, a maneira como nos vestimos já está falando por nós? No universo da comunicação não-verbal, a roupa ocupa um lugar de destaque e pode ser determinante na forma como somos vistos e recebidos.

Não tem para onde correr. A vestimenta pode interferir até em situações importantes e decisivas, como o sucesso de um negócio ou uma aprovação no mercado de trabalho

“Quando você chega em um lugar, a roupa fala antes de você. E aí, dependendo de como você está vestido, as pessoas decidem se vão te dar atenção ou não”, afirma o designer de moda e consultor de imagem, Edson Almeida.

Com mais de uma década de experiência, Edson defende que o guarda-roupa também deve ser visto como ferramenta estratégica. “Você se vende o tempo todo. A questão é como você está se vendendo. E não se trata apenas de vaidade ou estética, mas de posicionamento, segurança e estratégia”, explica.

Como o que você veste influencia na maneira como se comunica?
Para além de valor, entendimento de proporção e caimento são dicas para não errar. (Foto: Osmar Veiga)

Na prática, isso pode significar conquistar ou perder oportunidades. Para ele, usar a roupa como uma forma de se comunicar também significa avaliar e entender o contexto de cada ambiente.

“O Dress Code, o famoso código de vestimenta, não é para separar as pessoas. É para unir. Quando todos estão adequados à ocasião, você não consegue saber quem tem dinheiro ou não. Há igualdade”, acredita.

E é exatamente isso que, segundo ele, gera pertencimento e segurança. “Quando você sabe que está bem vestido e adequado à ocasião, a sua confiança aumenta. Você chega, e as pessoas te admiram”, pontua.

Roupa cara é a que você não usa

Um dos principais mitos que Almeida combate é o de que se vestir bem é caro. “Caro é a roupa que você compra e não usa, a que fica parada no guarda-roupa”, avalia.

Como o que você veste influencia na maneira como se comunica?
Edson Almeira é designer de moda e consultor de imagem. (Foto: Osmar Veiga)

Ao invés de buscar marcas famosas, ele defende o autoconhecimento e o entendimento de proporção, caimento e imagem. “Você pode ter um guarda-roupa enxuto, com peças de lojas populares, mas que conversam com a imagem que você quer transmitir. A roupa não tem que aprisionar ninguém, ela deve ser aliada”, detalha.

Segundo o consultor de imagem, tudo parte da pergunta: “Para onde eu quero ir e o que eu quero comunicar?”. A partir daí, é possível montar um estilo que reflita personalidade e funcione como ferramenta para alcançar objetivos, seja uma promoção no trabalho, conquistar novos clientes ou simplesmente se sentir mais confortável consigo mesmo.

A partir das dúvidas e inseguranças de clientes, Edson decidiu criar o curso “Imagem como Estratégia”. Em três horas, ele ensina noções de proporção corporal, os sete estilos universais e como alinhar imagem, confiança e objetivo pessoal.

A proposta é desmistificar o universo da consultoria de imagem e mostrar que a moda é, acima de tudo, ferramenta de comunicação. Mais informações pelo contato (67) 99291-2343.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias