ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Como vive quem ama ou esconde as paixões homossexuais no Pantanal

Thailla Torres | 28/03/2019 08:34
Guilherme é doutor em Ciências Sociais e lança seu livro após anos de pesquisa na região pantaneira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Guilherme é doutor em Ciências Sociais e lança seu livro após anos de pesquisa na região pantaneira. (Foto: Henrique Kawaminami)

A dignidade que a travesti encontra no Carnaval. O fazendeiro que esconde a sete chaves o tesão por outros homens. Um centenário que não esconde os seus desejos...São histórias contadas detalhadamente no livro "Batalha de Confete: envelhecimento, condutas homossexuais e regimes de visibilidade no Pantanal-MS", do professor e doutor em Ciências Sociais Guilherme Passamani, após anos de estudo sobre a sexualidade de homossexuais de Corumbá e Ladário.

O livro não romantiza ou adocica experiências que podem também ser muito tristes, garante o escritor. Mas dá voz ao público LGBT que se sente realizado mesmo em uma cidade do interior.

É resultado da tese de doutorado na Unicamp, com pesquisa realizada de 2012 a 2015, orientado pela professora Guita Debert. O processo de pesquisa passou pelas maiores cidades do interior como Três Lagoas, Ponta Porã, Dourados e Corumbá e, justamente na cidade pantaneira, a recepção foi maior e se mostrou mais aberta.

O livro é resultado da tese de doutorado na Unicamp.
O livro é resultado da tese de doutorado na Unicamp.

Guilherme se dedicou a pesquisa porque sempre desconfiou da ideia de que a realização plena da sexualidade de homossexuais se daria somente nas capitais e metrópoles nacionais. “Eu sempre entendi que a maior parte das pessoas do interior não vai para esses lugares, mas elas precisam de algum jeito viver sua sexualidade, construir seus roteiros eróticos e afetivos nas cidades de origem. A partir daí, descobri uma série de especificidades de Corumbá que me fizeram pesquisar a região”.

Corumbá e Ladário são cidades das quais não há espaços paro o público LGBT. Não há bares, boates ou saunas, mas há um circuito erótico que as vezes a gente não vê por estar fora dele. “E, neste sentido, a internet se tornou uma das maiores aliadas, especialmente, com os aplicativos”. Com isso, a ideia foi mostrar que não é preciso que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais da cidade para se realizar sexualmente.

O livro também expõe como eventos culturais da cidade trouxeram um novo olhar sobre essas pessoas. “Algumas até passaram por processos difíceis, mas hoje têm uma relação diferente com a visibilidade e, para isso, as festas foram muito importantes, porque elas estão envolvidas com a cultura da cidade”.

O que na visão de Guilherme tornou Corumbá um lugar particular. “Corumbá teve que resolver suas inúmeras carências no que diz respeito a carência, pobreza e distância porque não é muito fácil migrar de lá ou ter dinheiro para ir em outro lugar. Então a cidade precisou se administrar de uma forma diferente em todos os sentidos, inclusive, no mundo dos prazeres. E parece que as pessoas conseguiram dar jeito”.

Talvez, em Corumbá, não seja tudo da mesma forma como numa capital, mas há uma série de histórias interessantes segundo o escritor ao lembrar que na década de 80, por exemplo, a cidade teve uma boate onde transformistas se apresentavam. “Há também uma particularidade das travestis que se envolvem secundariamente ou não com a prostituição, mas quase todas estão envolvidas com a arte, tem muita travesti como presidente de escola de samba, tem muito carnavalesco que é travesti e isso confere um lugar de dignidade para elas, diferente de outros espaços em que elas são sempre associadas à prostituição”.

O que prova que não é um “terror” ser LGBT em cidade “pequena”. “Parece que as pessoas estão vivendo e se apaixonando como em qualquer outro lugar.

Isso não elimina os problemas como o preconceito e homofobia, avalia Guilherme, mas rompe com a “certeza” que toda cidade pequena é conservadora e preconceituosa. “Acho que também é uma tarefa do campo da Antropologia, que é Antropologia Urbana, pensar como o prazer é agenciado em cidades pequenas e de porte médio porque está havendo um movimento de sair das capitais para tentar entender como esses lugares menores fazem para gerir suas mais diversas questões, inclusive, no mundo dos prazeres. E o que tem sido descoberto é que nesses vilarejos e cidadezinhas há muitas histórias para contar, o que nos faz questionar o discurso de que cidade pequena é conservadora e mais preconceituosa. Pode ser, mas não necessariamente será”, explica.

O lançamento do livro será no dia 2 de abril, a partir das 17h, no Auditório da FAALC, no Corredor Central da Cidade Universitária da UFMS. Pelo site da editora Papéis Selvagens Edições o livro custa R$ 50,00, mas no dia e local do lançamento ele será vendido a R$ 40,00.

O lançamento do livro será no dia 2 de abril, a partir das 17h.
O lançamento do livro será no dia 2 de abril, a partir das 17h.
Nos siga no Google Notícias