ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Comunidade budista se reúne para mais um Hanamatsuri, o nascimento de Buda

Em sociedade budista de Campo Grande, na Chácara Cachoeira, festa reuniu pelo menos 150 pessoas

Thaís Pimenta | 09/04/2018 08:19
Festa das Flores é comemoração mundial ao nascimento do Buda criador da religião Budismo. (Foto: Thaís Pimenta)
Festa das Flores é comemoração mundial ao nascimento do Buda criador da religião Budismo. (Foto: Thaís Pimenta)

Tradição no Japão, não era de se assustar encontrar em Campo Grande - segunda capital com mais imigrantes japoneses- um cantinho reservado à fé original do país, o Budismo. O endereço é a discreta Sociedade Budista Nambei Honganji,  no Bairro Cidade Jardim.

No domingo, o local comemorou mais um Hanamatsuri, a festa das flores, nome popular que se dá para o evento comemorativo ao nascimento de Sidarta Gotama, que após atingir a iluminação tornou-se Buda. O ser foi conhecido como o "fundador" do Budismo. O evento é um Natal budista.

Na festa, comemorada no dia 8 de abril, constrói-se um santuário decorado com flores, no qual é depositada a estátua do Buda menino. Os visitantes rezam, agradecem ao nascimento do ser de luz, e jogam por duas vezes um chá adocicado sobre a escultura dele.

De acordo com o responsável pela comunidade, Ricardo Ito, a celebração é conhecida por esse nome porquequando o menino nasceu o mundo recebeu uma chuva de flores e néctar, como uma espécie de alerta para a grande benção que a Terra recebera

Fila para banhar Shaka. (Foto: Thaís Pimenta)
Fila para banhar Shaka. (Foto: Thaís Pimenta)
Fieis podem banhar duas vezes a imagem de buda menino.  (Foto: Thaís Pimenta)
Fieis podem banhar duas vezes a imagem de buda menino. (Foto: Thaís Pimenta)

O monge Kanyu Kawakami, que veio de São Paulo para ministrar a cerimônia, revela uma história mais humana. "Diz-se que a mãe de Sidharta, Rainha Maya, sonhou com um elefante branco entrando em sua barriga e dias depois descobriu que estava grávida. A mulher sentiu pontadas do parto enquanto atravessava o Jardim Lumbini. Ela pediu para repousar. Ao deitar-se, viu adiante uma flor que se destacava num ramo e, neste momento, as contrações aumentaram, dando à luz a um menino", explica.

Leitura dos textos em Pali.  (Foto: Thaís Pimenta)
Leitura dos textos em Pali. (Foto: Thaís Pimenta)

Para quem não é budista, participar da cerimônia do Hanamatsuri é uma experiência diferente de tudo que já se viu. As recitações são feitas em japonês. Além disso, o monge responsável fala em sua palestra, a maior parte do tempo, em japonês. Apenas as vezes Kanyu conseguia traduzir com exatidão suas histórias para o português.

A beleza da festa está no altar decorado com flores para celebrar Buda. As vestimentas dos monges também nos transportam para o país oriental em questão de minutos. Na verdade, aquele momento parece um refúgio japonês em Mato Grosso do Sul, repleto de senhores de idade vindos do oriente.

Respeito e gentileza são palavras que definem os fieis. A cerimônia durou cerca de uma hora e quinze minutos e começou com a leitura coletiva do Sutra de Amida. Depois, os presentes puderam banhar à estátua e as orações se seguiram com o extenso Shôshingue.

Encerradas as recitações, as comemorações continuram no prédio, com o bazar beneficente, a comercialização de pasteis, karê-raisu, doces e bebidas.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

O altar da Sociedade Budista Nambei Honganji de Campo Grande. (Foto: Thaís Pimenta)
O altar da Sociedade Budista Nambei Honganji de Campo Grande. (Foto: Thaís Pimenta)
Nos siga no Google Notícias