ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

De maquiadora a empresária, Marisa Mujica viveu 76 anos intensamente

Em velório da empreendedora, filhos relembraram como a mãe era “briguenta, intensa e de coração grande”

Aletheya Alves e Gabrielle Tavares | 20/06/2022 15:09
Marisa Mujica se tornou uma empresária conhecida em Campo Grande. (Foto: Arquivo pessoal)
Marisa Mujica se tornou uma empresária conhecida em Campo Grande. (Foto: Arquivo pessoal)

“Ela era uma pessoa com um coração enorme. Intensa e briguenta, mas ao mesmo tempo tinha um amor pelas pessoas e gosto por ajudar”. É assim que, nos últimos momentos de despedida, um dos filhos de Marisa Mujica, Luiz Gustavo, fala das grandes lições deixadas pela mãe. A que mais se destaca é a paixão pela vida.

Conhecida na Capital por ter sido empresária do ramo da moda e uma das primeiras a ter lojas no Shopping Campo Grande, Marisa começou a vida em Corumbá e até maquiadora já foi.

Para criar os filhos, começou a vender roupas para amigas. Buscava em São Paulo e revendia aqui. Quando finalmente abriu as portas físicas, investiu pesado, com duas lojas femininas de uma só vez no primeiro shopping da cidade, a Bougainville e a Ferabasca.

Durante o velório da mãe, nesta segunda-feira (20), os dois filhos da empreendedora contaram ao Lado B sobre como Marisa encantava, tanto por seu temperamento, quanto pela insistência em atender ao público.

Filho mais velho, o empresário Kallil Mujica, de 57 anos, detalha que Marisa veio de Corumbá e deu início à sua história como lojista dentro de casa, como sacoleira.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ela veio para cá, fez um curso de maquiagem e começou a vender roupas na casa dela. Depois montou uma loja em Maracaju e, assim que inaugurou o Shopping Campo Grande, ela foi uma das primeiras a comprar uma das lojas, relembra Kallil.

Ao lado da mãe, o empresário aprendeu o ofício e desde muito cedo entendeu que Marisa tinha o empreendedorismo como seu ponto forte. Assim como os irmãos, cresceu em meio às lojas da mãe, vendo o brilho de uma personalidade que era seu diferencial.

“Com todas as situações adversas, ela conseguiu empreender, formar a gente e ainda deixar um legado. Viveu intensamente”, diz Luiz Gustavo. Além da insistência, o empresário relata que a paixão da mãe fez com que sua história atingisse alturas cada vez mais altas.

Marisa não era uma pessoa das mais tranquilas, diz o filho, mas a força da mulher que criou os 3 filhos sozinha e venceu, nunca foi negada por ela e nem pela família.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ela era uma pessoa intensa, essa é a verdade. Era apaixonada pelo o que acreditava. Se estava certa, se estava errada, isso era o de menos, mas sempre foi apaixonada pelo o que estava sentindo, Luiz conta.

Além de gostar do contato com o público, Marisa tinha uma relação especial com quem trabalhava ao seu lado. Luiz Gustavo detalha que até apelido carinhoso os funcionários ganhavam durante o expediente.

“O pessoal até brinca que eles eram os Mujicats. Até minha esposa, quando tinha 17 anos, foi funcionária da minha mãe e tem muita gente importante na cidade que já foi funcionário nosso. Ver essas pessoas prestando homenagem hoje é muito bacana”, completa.

Marisa com Luiz, o neto e a nora. (Foto: Arquivo pessoal)
Marisa com Luiz, o neto e a nora. (Foto: Arquivo pessoal)

Despedida - Marisa Mujica estava internada há aproximadamente um mês no Hospital Unimed e havia sido diagnosticada com Alzheimer. Inicialmente, ela teve uma parada respiratória e, em seguida, o coração também parou.

A última empresa de Marisa foi fora do shopping, a Ma.Mu, loja de trajes de festas, que funcionou na Afonso Pena por mais de dez anos. Em 2020, se tornou o espaço Ma.Mu Espaço Saudável. Antes disso, a empresária teve uma franquia da loja de sapatos Andarella.

Velório da empresária foi realizado na tarde desta segunda-feira (20). (Foto: Kísie Ainoã)
Velório da empresária foi realizado na tarde desta segunda-feira (20). (Foto: Kísie Ainoã)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias