ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Depois de 33 anos, primos conseguem repetir foto na mureta da casa da avó

Os primeiros netos de dona Rita protagonizaram a cena que só se repetiu agora, 33 anos depois

Paula Maciulevicius Brasil | 27/12/2019 06:23
Fábio, Weruska, Vanessa, Talita, Rodrigo e Fabiano, 33 anos atrás. (Foto: Arquivo Pessoal)
Fábio, Weruska, Vanessa, Talita, Rodrigo e Fabiano, 33 anos atrás. (Foto: Arquivo Pessoal)
Os primos antes e depois. (Foto: Arquivo Pessoal)
Os primos antes e depois. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na mesma mureta, na mesma varanda e na mesma posição. São 33 anos que separam uma foto da outra entre os primos da família Mesquita e Silva. Depois de várias tentativas de repetir a pose com os netos de dona Rita, a administradora Talita Laporte conseguiu, quando todos os primos vieram passar as festas de fim de ano aqui.

"Eu sempre falava da gente refazer, porque é uma foto muito engraçada. O Fabiano, meu irmão, está com um bico imenso, eu ainda era bebê, outra prima está meio brava, porque estavam todos brincando e os adultos pediram para parar e tirar foto", conta. Hoje, Talita, a bebê sentada no colo da prima Vanessa, no centro da foto, tem 33 anos. 

Na imagem, duas das primas - que são irmãs - moram fora de Campo Grande. A foto até era a despedida das duas, Vanessa e Weruska, que iam embora para Curitiba, onde já estavam os pais. O registro foi feito na mesma época de agora, no mês de dezembro. 

Nova foto rendeu risadas e lembranças para toda família. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nova foto rendeu risadas e lembranças para toda família. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Este ano que calhou de todo mundo estar aqui, e a família toda passar o Natal na minha avó. Quando eu fiquei sabendo, a gente até montou um grupo de WhatsApp dos primos, porque esse ano ia ter que ter a foto", descreve Talita. No grupo, ela mandou a imagem "original", a de 33 anos atrás, que fica exibida na sala da casa da avó, junto com várias outras cenas da família no passado.

Tem mais de 50 anos que a dona da casa mora ali, no bairro Jardim Paulista. Foi naquele quintal que os netos da foto brincaram muito com as panelinhas de ferro de dona Rita e na mureta onde foi feito o registro. "A casa da minha avó para mim é aconchego. Essa é a palavra que mais se encaixa, se você perguntar para todos eles vão dizer isso, que ali é amor", poetiza.

Nordestina, dona Rita servia tapioca aos netos e ainda via os mais "arteiros" subirem no pé de manga do quintal. "Aquela casa representa bastante para a gente, para todos sem exceção, apesar de algumas terem ido para outro Estado, nós todos ficamos bastante tempo da infância por ali", acrescenta Talita.

Repetir a pose rendeu risos e muitas lembranças à família. "A gente cresceu junto, eu na verdade sou de uma geração um pouco mais nova, mas até hoje a gente tem uma amizade muito grande, apesar de algumas morarem longe, cultivamos muito essa amizade, esse laço", comenta Talita.

O retrato foi uma forma de marcar a saudade e mostrar que o amor continua o mesmo. Afinal, os primos são os primeiros grandes amigos que fazemos, ainda na infância.

Dez anos mais velha que a prima Talita, a professora Vanessa Mesquita Sandim, de 43 anos, é quem se recorda em detalhes do momento, à época ela tinha 11 anos. "O meu primo Fabiano estava com aquele bico, porque ele não queria que eu fosse embora. A gente era muito grudadinho e ele ficou muito triste", lembra Vanessa. As duas moraram o restante daquele ano na casa dos avós, porque os pais já tinham se mudado para Curitiba.

Com a avó Rita, todos os netos: Jéssica, Natália , Isadora, Maria Clara, Fábio, Talita, Rodrigo, Ana Carla, Fabiano, Vanessa, Weruska. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com a avó Rita, todos os netos: Jéssica, Natália , Isadora, Maria Clara, Fábio, Talita, Rodrigo, Ana Carla, Fabiano, Vanessa, Weruska. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na mesma medida em que os primos cresceram brincando, também havia muito "arranca-rabo". "Eu nasci primeiro, depois o Fábio que está do lado esquerdo. Durante uns três ou quatro anos fomos só nós dois, aí veio o Rodrigo, irmão do Fábio; a Weruska, minha irmã; o Fabiano e por último a Talita", relata. A família já está bem maior, mas ali se concentravam os primeiros netos.

"A gente brincava muito e brigava muito. Éramos muito unidos em todos os sentidos, do bem e do mal. De subir em árvore, de quebrar galho, foi uma infância bem boa", recorda Vanessa. O encontro dos primos com quem eles eram 33 anos atrás serviu também para ressaltar sentimentos. "Quando eu estou em Curitiba eu não sinto muito, mas quando venho para cá é muito forte a sensação de pertencer a alguma coisa. Lá é onde eu moro, mas aqui é o meu lar, toda a minha referência e fazer a foto foi muito legal neste sentido, me sinto pertencendo a um espaço", resume. 

A matriarca da família não cabia em si. Além de ter todos os netos em casa, viu com os olhos de agora o quando a criançada cresceu em 33 anos. "Você nem imagina o tanto que eu gostei! Feliz feliz da vida, estavam todos aqui juntos, só faltou o que Deus já levou, mas o resto estava tudo aqui, de Curitiba, de São Paulo, de Uberlândia", diz Rita de Mesquita e Silva, de 92 anos. Orgulhosa do antes e depois, a avó diz que vai ter o maior prazer em fazer um novo porta-retrato para exibir os netos.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Nos siga no Google Notícias