ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Em cada esquina, uma história de quem se libertou de relações abusivas

Agressão e desrespeito levam mulheres à lutarem pela verdadeira felicidade. Como?

Anahi Gurgel | 08/03/2018 15:54
Cleonice na frente de seu barraco, na comunidade Bom Retiro, enquanto preparava pizza para esperar o novo amor. (Foto: Saul Schramm)
Cleonice na frente de seu barraco, na comunidade Bom Retiro, enquanto preparava pizza para esperar o novo amor. (Foto: Saul Schramm)

Conversar com mulheres que vivem em Campo Grande, nos seus mais diferentes universos de idade, classe social, temperamentos e rotinas, evidencia que o emponderamento feminino está verdadeiramente mais presente em suas vidas. Entretanto, em um 2018 onde a violência de gênero, e as diferenças salariais ainda imperam, fica evidente tambémn que as incontáveis conquistas são obtidas à custa de muita humilhação, sofrimento e luta. 

Cleonice, Camila, Isabel e Silene bem entendem sobre desrespeito. Poucos minutos de atenção ao que elas têm a dizer são suficientes para acessar recortes de histórias de desilusão, perdas, baixa auto-estima, descobertas, resiliências, mas também de oportunidades, auto-conhecimento e escolhas.

A diarista Cleonice de Oliveira, 47 anos, faz questão de contar como superou a separação do primeiro casamento. “Meu marido estava tendo um caso com minha irmã. Naquela época, eu tinha uma filha de 3 anos e estava grávida de 3 meses. Fiquei perdida, mas saí de casa e fui trabalhar. Me considero uma leoa”, define a moradora de um dos barracos da comunidade do Bom Retiro, oeste da Capital.

Cleonice na varanda, recebe equipe do Campo Grande News e conta que sofreu muito com relacionamento anterior. (Foto: Saul Scramm)
Cleonice na varanda, recebe equipe do Campo Grande News e conta que sofreu muito com relacionamento anterior. (Foto: Saul Scramm)

A lembrança dolorida vai além da traição. “Ele me desrespeitava. Na rua, apontava para outras mulheres e dizia que eu tinha de ser bonita como elas. Me chamava de feia, descuidada, me humilhava e ameaçava bater”, revela. 

Não foi fácil enfrentar tudo sozinha mas, hoje, o sorriso largo comprova a transformação em sua trajetória. Ela é só brilho nos olhos ao falar dos filhos, hoje com 24 e 31 anos, e do novo amor.

“Depois de tudo que enfrentei, encontrei um marido maravilhoso, que me valoriza, me acha bonita e incentiva a trabalhar. Até me traz flores. Eu nunca tinha recebido”, conta, correndo para a cozinha, onde preparava uma pizza para esperar seu companheiro já há 19 anos. 

Não muito distante dali, em uma casa modesta, chama atenção uma jovem lavando roupa na varanda e uma idosa sentada ao sofá. Juntas, elas escancaram, sem perceber, uma profunda mudança de percepção sobre conceitos de força, equidade de gênero e luta por direitos sociais. 

Aos 27 anos, Camila Albino dos Santos não trabalha e cuida da avó, que passa por problemas de saúde. Na casa, a jovem também mora com sua filha de 5 anos, e mais uma tia. São quatro gerações de mulheres convivendo juntas.

Isabel e a neta Camila sentadas no sofá de casa. Elas contam suas histórias de luta e resiliência. (Foto: Saul Schramm)
Isabel e a neta Camila sentadas no sofá de casa. Elas contam suas histórias de luta e resiliência. (Foto: Saul Schramm)

“Eu era casada, mas o pai da criança me bateu e me separei. Casei com outro, e ele também me deu um tapa, na frente da minha filha. Denunciei e fui embora. Não sou de aguentar esse tipo de coisa. Hoje estou ótima sozinha. A gente fica desiludida, moça”, explica.

Ao lado dela, dona Isabel Nóbrega, de 68 anos, escuta o relato da neta. “Seu nome é com s ou z?”, indaga a repórter. “Não sei escrever. Minha mãe proibia estudos para as meninas para não aprenderem a escrever carta para namorado", conta.

Eram em quatro irmãs e dois irmãos. Os homens podiam ir para a escola. "Mas isso não era maldade, era normal naquela época”, acredita.

Dona Isabel atualmente é viúva de um marido "que foi muito bom e compreensivo". Se preocupa bastante com um sério inchaço nas pernas, mas está feliz ao redor de suas meninas.

“Não sinto falta de homem na casa, nem vontade de aprender a ler e escrever. Já passou da hora”, sem deixar muito claro se é um lamento. 

Tenho ajuda? Para a psicóloga Carlota Philippsen, mulheres que passam por situações de agressões ficam fragilizadas, sendo difícil romper a barreira e procurar ajuda para sair desse ciclo. 

Silene, em frente à pizzaria onde trabalha, no centro da cidade. "Tive que reagir após traição". (Foto: Paulo Francis)
Silene, em frente à pizzaria onde trabalha, no centro da cidade. "Tive que reagir após traição". (Foto: Paulo Francis)

"Mas é importante se abrir para que outras mulheres possam identificar situações de opressão. Muita gente não entende como uma mulher passa por tantos absurdos e permanece na mesma condição", diz.

No caso da violência doméstica, de acordo com Carlota, a própria cultura coloca certos valores para as mulheres que tornam esse processo mais complicado.

"Muitas nem percebem que são vítimas e a vida delas vai se destruindo aos poucos. Estamos ganhando voz e apontando essas violências. Sozinhas, ficamos mais vulneráveis. Procurem apoio", orienta.

Submissão por opção? Ainda é um enorme desafio definir em texto o relato de Silene Mamede Ferreira, 40. Na frente da pizzaria onde prepara saladas e sobremesas, fala de um passado que deixou marcas mescladas de saudade e alívio.

Foi casada durante 13 anos. O marido se mudou a trabalho para Cuiabá com a promessa de voltar para buscar esposa e os 3 filhos. Por lá, conheceu outra pessoa e nunca mais voltou.

"Eu era extremamente submissa, fazia tudo por ele, pedia dinheiro até para comprar desodorante. Ele abandonou nossa família. Fui atrás dele no Mato Grosso e vi de perto sua nova vida, com nova mulher, novos filhos", recorda. 

Como foi doloroso! Ela superou a dificuldade "na marra", teve de procurar emprego, criou os filhos sozinha e até se casou novamente.

"Não tenho rancor. Meu ex gostou da outra; ninguem manda no coração. Eu estaria naquela vida de submissão até hoje e muito feliz. Estou bem com meu novo marido, minha vida". Durante o bate-papo, o olhar desviava para o passado onde empoderamento passava longe. "Aprendi a viver assim", conclui, toda independente.

Nos siga no Google Notícias