ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Em certa altura da vida, como inverter papel com os pais e retribuir com amor

Fundadora da Associação Brasileira de Alzheimer, Vera Caovilla explica que é difícil enxergar esse processo

Mariana Lopes | 24/09/2017 08:21
Mara e a mãe, hoje com 95 anos
Mara e a mãe, hoje com 95 anos

Aos 58 anos, a professora Mara Fiorenza percebeu que o tempo tratou de inverter os papeis, e hoje, é ela quem cuida da mãe, de 95 anos. Esta troca chegou de repente, no início de 2017, quando dona Ema Fiorenza fraturou uma vértebra e passou a precisar de cuidados especiais. 

"Aí que senti essa inversão, ela é completamente lúcida, mas depende de mim para tudo, desde marcar um médico a ajudar no banho. Só descanso quando vejo que ela já foi dormir", conta Mara.

Mãe de dois jovens, a professora compara a preocupação e os cuidados aos que ela tem pelos próprios filhos. Mas ela também enxerga que este é curso natural da vida e apenas agradece a oportunidade de ter condições de prestar esta atenção à mãe.

"Me sinto muito bem em poder ajudar, retribuir tudo o que ela já fez por mim e meus irmãos. Não é muito diferente do que eu fui com meus filhos, enxergo bem essa troca de papeis", pontua Mara.

Como Mara, a maioria dos filhos uma hora precisa trocar de papel com os pais e assumir as rédeas da situação. Mas será que os filhos estão preparados para serem pais daqueles que a vida inteira gerou cuidados?

Fundadora da Associação Brasileira de Alzheimer, Vera Caovilla explica que é difícil enxergar esse processo, pois geralmente essa troca chega de supetão. E neste momento, é preciso alguns cuidados para que esta nova fase na vida de ambos seja tranquila.

"Geralmente os filhos pecam por excesso, passam a fazer pelo pais, ao invés de fazer com os pais, e isso acaba acelerando o envelhecimento ou adoecendo mais o idoso, dependendo do caso", explica Vera.

Não há como ignorar que os idosos hoje em dia também estão conectados com o mundo virtual, e este é outro desafio que os filhos precisam saber identificar para conseguir lidar. "Tem gente que não sabe o que fazer e começa a podar, proibir. Então, em primeiro lugar, é preciso identificar o perfil deste idoso. Ou no caso de uma doença, percebê-la e identificar os comportamentos que ela causa", pondera Vera.

Mas o que ela realmente salienta é o olhar afetuoso para toda a situação. "É um novo pai, em um mundo mais restrito. É preciso aceitar esse mundo, entender os limites que estão nele, para assim conseguir que o ritmo flua de uma forma mais natural", diz Vera.

Nos siga no Google Notícias