ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Em condomínio no Rita Vieira, para falar no celular só debaixo de árvore

Paula Maciulevicius | 24/12/2014 06:12
Sem sinal dentro de casa, a saída é andar por apartamento, gritar que a ligação está cortando ou procurar lugar em árvore. (Foto: Alcides Neto)
Sem sinal dentro de casa, a saída é andar por apartamento, gritar que a ligação está cortando ou procurar lugar em árvore. (Foto: Alcides Neto)

"Sua chamada está sendo encaminhada para a caixa de mensagem...". É esta a gravação que se escuta do outro lado ao ligar para o celular do morador de um condomínio na região da Avenida Três Barras, no bairro Rita Vieira, aqui na Capital. Para ele, o celular nem toca e não acusa qualquer tentativa de ligação. O aparelho está ligado e tem bateria, a única explicação vem da ausência total de sinal. Nem um pauzinho se quer indicando torre.

O Lado B foi até o residencial e presenciou uma cena que é típica para quem mora ali. A aglomeração de gente debaixo da árvore, o único ponto entre os blocos onde o sinal de celular chega. Na tarde em que fomos, devido à chuva, eram apenas dois vizinhos. Mas no geral, é um escutando a conversa do outro.

"Acontece que não pega aqui dentro. Você não vai conseguir ligação se fizer dentro de casa, tem que sair aqui fora", fala sobre a condição imposta, a moradora Paula Ronqui, de 30 anos. Uma das primeiras a se mudar para a região, ainda em 2012, foi justamente ela que detectou o problema e também achou a solução.

No residencial, a cena que é típica para quem mora ali: vizinhos debaixo da árvore. (Foto: Alcides Neto)
No residencial, a cena que é típica para quem mora ali: vizinhos debaixo da árvore. (Foto: Alcides Neto)

"Fui eu que descobri, ficava rodando, rodando para ver onde pegava sinal. Foi assim que achei a árvore. Eu saía de casa e vinha aqui", descreve. Ela mora no bloco à frente da árvore, só precisa atravessar a rua do residencial.

"Todo mundo vem na árvore ou então fica gritando dentro de casa 'o quê? Está cortando a ligação', não tem condições. Senão vem aqui fora, não pega, não fala", explica Paula.

A moradora sustenta que são todas as telefonias de celular. O mesmo vale também para o pacote de internet. "WhatsApp só no wi-fi dentro de casa. Já liguei na operadora, eles fizeram uma reconfiguração, mas não adiantou", a gente ouve de outro morador.

Na tentativa de ter sinal, Paula diz que procurou pela operadora, assim como os demais moradores e o que obteve de explicação técnica é a localização. "Eles dizem que é porque a gente está entre o Vilas Boas e o Rita Vieira e que o condomínio fica no meio de duas torres, então ficamos com o resto do sinal, mas aqui não tem nenhum", reproduz.

A preocupação dela chega a ser engraçada. "Se cortar a árvore a gente não fala", brinca. Pergunto como é falar ao telefone tendo 'plateia' e ela pontua que da mesma forma que ouve as conversas, sabe que é ouvida. "As pessoas ficam sabendo de tudo o que a gente está fazendo. Vendi um apartamento este ano e todo mundo escutou", recorda. 

E o dilema não se restringe só a Paula. Síndico de um dos residenciais da região, Conrado Bucker, de 36 anos, descreve a mesma situação desde o início do ano. "Fica oscilando muito, os moradores precisam tentar sinal dentro do apartamento de um lado para o outro. Dizem que vão resolver, mas até agora..."

O jeito é ir para debaixo da árvore mesmo, cumprimentar o vizinho e ainda perguntar 'será que chove?'

 

Nos siga no Google Notícias