ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Em dia do piquenique da "Tradicional Família Brasileira", não há tabu sobre amar

Adriano Fernandes | 13/11/2015 18:30
O “Piquenique de Tradicional Família Brasileira”, foi organizado pelo iniciativa do Impróprias (Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças) e LEVS (Laboratório de Estudos sobre Violência, Gênero e Sexualidade) da UFMS.(Foto:Adriano Fernandes)
O “Piquenique de Tradicional Família Brasileira”, foi organizado pelo iniciativa do Impróprias (Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças) e LEVS (Laboratório de Estudos sobre Violência, Gênero e Sexualidade) da UFMS.(Foto:Adriano Fernandes)

Como em todo o piquenique, não faltaram doces, bolos e sucos no da “Tradicional Família Brasileira” , que ocorreu na manhã desta sexta-feira na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Diferente do que sugeria o nome, estudantes, pesquisadores e simpatizantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) mostraram que o conceito de família vai além da “tradicional” e existe sim, mesmo não sendo aceito.

Kananda Matos de 19 anos foi uma das estudantes que apareceu junto da namorada. Para ela, a não aceitação das pessoas por um formato de família, que vá além da união entre um homem e uma mulher, é uma questão cultural. “A homossexualidade sempre existiu e a história aponta isso. O problema é que antes ela era reprimida. Esses novos formatos de família não eram expostos”, avalia.

Para a namorada, o preconceito fez o assunto se tornar um tabu. “Existe uma imposição na sociedade de que essas famílias não podem ser aceitas e é difícil quebrar essa barreira", diz. Como exemplo, a jovem cita o preconceito que sofre dentro de casa. 

“Levo uma vida dupla: a normal, onde todos me aceitam como lésbica, mas dentro de casa, não. É triste. Cresci ouvindo que a família é sinônimo de amor incondicional, só que ao invés disso, eles não aceitam quem eu sou” desabafou a jovem que preferiu não se identificar.

Mesmo com o desconforto, as meninas namoram hás seis meses e andam sem problemas, de mãos dadas pela faculdade.

Mais de 50 pessoas passaram pelo piquenique, que aconteceu na manhã desta sexta-feira.(Foto:Adriano Fernandes)
Mais de 50 pessoas passaram pelo piquenique, que aconteceu na manhã desta sexta-feira.(Foto:Adriano Fernandes)

O estudante de Ciências Sociais, Carlos Lima, de 21 anos, lembra que o problema também está relacionado ao governo e à religião. “Sou heterossexual e não tenho problema nenhum quanto a esses diferentes formatos de família. Acho que a falta de ações positivas do governo e até a religião, ainda agrava o preconceito sobre o assunto”, disse o rapaz.

Nesse sentido, o professor Aparecido Francisco dos Reis defende. “O estado não deve dizer como uma família deve ser constituída, é um direito humano básico. O de amar quem você quiser. Ser o que você quiser, independente da sexualidade. Ninguém tem o direito de dizer como minha família deve ser constituída” ele afirmou.

E havia todo o tipo de figura no piquenique. O rapaz com a camiseta em tecido tule, esbanjava estilo com seus óculos escuros e botinha rosa. O guarda-sol nas cores do arco íris amenizava o calor, mas o leque era item mais que obrigatório e de estilo, claro, para os homens também.

Nos varais de cartazes, relatos sobre algumas conquistas dos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) como o direito à adoção e ao casamento civil. Exemplos da visibilidade que o segmento tanto necessita, conforme explica o ativista Diego Rodrigues.

“Eventos como este, num espaço público, chamam a atenção das pessoas. Ajudam a construir a visibilidade destes novos arranjos de família”, comenta.

Os encontros dos grupos são quinzenais e ocorrem na UFMS. Mais informações pelas páginas do Impróprias e Levs no Facebook.

Curta a página do Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias