ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Em fase complicada da vida, grupo oferece terapia gratuita a adolescentes

Mas é necessário passar por uma triagem para receber o tratamento em grupo

Thaís Pimenta | 08/03/2018 08:17
Edna é a Diretora Presidente da ABRAPE e é ela quem hoje está a frente da instituição. (foto: Marina Pacheco)
Edna é a Diretora Presidente da ABRAPE e é ela quem hoje está a frente da instituição. (foto: Marina Pacheco)

Receber atendimento psicológico gratuito é o sonho de gente que sabe o bem que o acompanhamento terapêutico pode fazer. Por isso, a ABRAPE (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas) oferece esse tipo de serviço de maneira voluntaria. Seis profissionais atendem cerca de 12 pacientes após um processo de triagem, que prioriza adolescentes com problemas que precisam de solução imediata.

Neste mês, a Associação inaugura um novo modelo de terapia, em grupo, com garotos e garotas de 13 a 16 anos. "Como ainda somos poucas voluntárias, a gente estipulou fechar um grupo com, no máximo, 20 jovens", diz a Diretora Presidente, a psicóloga Edna Oliveira Souza. A triagem está marcada para ser realizada nesse e no próximo domingo, 11 e 18 de março, no prédio do Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul.

Não é preciso levar nenhum tipo de documento para esse primeiro processo, muito menos acreditar na doutrina espírita. "No consultório, usamos só a ciência", explica a psicóloga Erica de Castro Ribeiro.

Ela quem ministra as rodas de terapia em grupo. "Precisamos que esse jovem esteja disposto a se abrir com a gente". Os atendimentos começam em abril e devem seguir até o mês de novembro. 

Os pacientes para atendimento particular ou de grupo são selecionados com base na renda familiar e na emergência, ou seja, carência do atendimento. A psicóloga explica ainda que, desde o início do projeto foram três triagens e, em cerca de 90% dos casos atendidos, o perfil suicída se mantem. "São casos realmente muito complicados", completa.

A linha da psicoterapia é a breve. "Atendemos a quem quer que seja, desde que se encaixe no perfil, ou seja, tenha renda muito baixa e realmente esteja necessitando de ajuda".

Para participar do processo para a terapia em grupo ou saber mais entre em contato com a ABRAPE pelo telefone (67) 99628-5192.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

 

 

Nos siga no Google Notícias