ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Em Pega Leitão surreal, suíno dá de 10 a 0 em quem se aventura no chiqueiro

Naiane Mesquita | 02/08/2015 17:13
Antônio bem que tentou, mas o porco foi mais rápido durante a competição de Pega Leitão em São Gabriel do Oeste (Foto: Marcos Ermínio)
Antônio bem que tentou, mas o porco foi mais rápido durante a competição de Pega Leitão em São Gabriel do Oeste (Foto: Marcos Ermínio)

Aos poucos os espectadores começam a chegar no local da disputa. Com famílias inteiras, mãe, avó, tia, filho, alguns tímidos outros duvidosos sobre o motivo da reunião.

Para quem nunca pisou em uma feira agropecuária de São Gabriel do Oeste tudo pode parecer surreal. Onde já se viu uma corrida e um pega de leitão, onde cada competidor tem 30 segundos para conseguir agarrar um suíno daqueles, bem pesados.

O nível de dificuldade fica por conta da água, que é jogada dentro da arena para deixar ainda mais escorregadia a missão.

Público aproveita para tirar foto da arquibancada
Público aproveita para tirar foto da arquibancada

A corrida é tranquila. Cada leitãozinho usa a logo de um time de futebol, como o Palmeiras, e sai na disputa em uma pista pequena. Quem chegar primeiro na comida ganha. Já o pega leitão é mais trabalhoso e nem um pouco higiênico.

“Depois da terceira festa já começou a incrementar essas coisas, foi uma coisa para atrair as pessoas e hoje está se tornando uma das grandes atrações da Festa do Porco no Rolete. Nós lambuzamos com graxa o porquinho para ele ficar bem liso e dificultar a vida do caboclo, que tem que levantar e segurar o porco”, afirma um dos organizadores do Pega do Leitão, Francisco de Jesus Vieira, 44 anos, o Chiquinho.

Um dos animados para a competição era o campo-grandense Lúcio de Oliveira, 34 anos, que foi sozinho para a festa e já é veterano no “esporte”. “Eu ganhei 150 reais no ano passado e deu para comprar umas roupas. Quero tentar de novo, mas é difícil”, assume.

Cada um tem 30 segundos para levantar o porco e jogar para o outro chiqueiro. Quem tem dó dos animais é melhor nem assistir. A maioria leva alguns apertões e grita como forma de reclamação. Vale lembrar que os animais são sacrificados depois que participam da feira agropecuária, devido a sanidade eles não podem voltar para a granja a fim de evitar a contaminação dos outros leitões.

Em corrida de leitão, cada um representa um time
Em corrida de leitão, cada um representa um time

O prêmio é em dinheiro no valor de R$ 150. O estudante Antônio Zanetti, 13 anos foi um dos atraídos pela quantia. Magro, ele teve dificuldade de levantar o leitão e só conseguiu no final. “Era bom o prêmio por isso me arrisquei lá”, brinca, um pouco tímido ainda.

Na arquibancada tem de tudo. Gente que tem dó dos animais, mas a maioria adora a movimentação. “É uma festa de família, fazemos de tudo para ficar agradável e divertida para a população”, diz Chiquinho.

Nos siga no Google Notícias